Homem que pede em vídeo ‘atitude’ de Bolsonaro não é médico que atendeu presidente

Compartilhe

Não é verdade que o homem que pede em vídeo para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “tome uma atitude” em relação à derrota eleitoral seja um dos médicos que operou o mandatário após a facada de 2018, como alegam nas redes. Quem aparece na gravação é o empresário Carlito Gini, que não é formado em medicina.

A publicação enganosa acumulava 7.000 compartilhamentos no Facebook e 5.000 no Twitter nesta quarta-feira (21), e circula também em Helo, Kwai e WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Médico que atendeu o presidente Jair Messias Bolsonaro em 2018 quando da facada

Imagem de gravação feita pelo empresário Carlito Gini, que circula como se fosse de médico que operou Bolsonaro

É o empresário Carlito Gini, não um dos médicos que atendeu Bolsonaro após a facada de 2018, o homem que aparece em vídeo fazendo um apelo para que o presidente “tome uma atitude” ante a derrota eleitoral, “mesmo que isso tire vidas”.

O vídeo foi publicado na sexta-feira (16) no perfil de Instagram de Gini, que confirmou ao Aos Fatos não ser médico. Confira a seguir a transcrição do trecho da gravação que circula com a falsa atribuição:

Eu lhe suplico, senhor presidente, tome uma atitude mesmo que isso tire vidas, em nome da maioria do povo brasileiro. Você disse que jamais nos abandonaria. Nós aprendemos a amar nosso país com o senhor no comando (...) Todos nós estamos esperando que o senhor nos socorra”.

Gini é voluntário no projeto Conta Contos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que se destina à contação de histórias para os pacientes.

Em 2018, Bolsonaro foi atendido por diversos médicos e profissionais de saúde em Juiz de Fora e em São Paulo, cidade para onde foi transferido e operado pelo cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, no hospital Vila Nova Star.

Referências

  1. Instagram (1 e 2)
  2. Estado de Minas

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo de Kamala Harris dizendo que ‘hoje é hoje’ foi alterado por IA

Vídeo de Kamala Harris dizendo que ‘hoje é hoje’ foi alterado por IA

falsoJanja não tem relação com escolha do uniforme do Brasil para a Olimpíada

Janja não tem relação com escolha do uniforme do Brasil para a Olimpíada

Maduro mente ao alegar que votação brasileira não é auditada e ignora denúncias sobre eleições venezuelanas

Maduro mente ao alegar que votação brasileira não é auditada e ignora denúncias sobre eleições venezuelanas