🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Homem rezando com Bolsonaro é pastor, não governante da Coreia do Sul

Por Marco Faustino

14 de junho de 2022, 12h25

O homem sul-coreano que aparece em vídeo rezando ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) é um pastor evangélico, não governante daquele país, como afirmam postagens (veja aqui). Trata-se de Ock Soo Park, fundador da igreja Missão Boa Notícia, que não tem cargos no governo local. As cenas foram registradas em uma transmissão ao vivo compartilhada no perfil oficial do presidente no Facebook em 7 de junho deste ano.

Postagens com a alegação enganosa somavam 55 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13).


Selo falso

Olha o que o governante da Coreia do Sul faz com o nosso presidente. Olha aí seus petralhas. Isso a globo não mostra

Posts difundem que governante da Coreia do Sul orou ao lado de Bolsonaro, o que é falso

O homem que entrega um presente e faz uma oração ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) em vídeo difundido nas redes sociais não é governante na Coreia do Sul, como afirmam postagens nas redes sociais. Trata-se do pastor sul-coreano Ock Soo Park, fundador da igreja evangélica Missão Boa Notícia, do Coral Gracias, e da ONG IYF (Comunhão Internacional de Jovens).

Park não é uma autoridade política e não tem cargos diretivos no governo sul-coreano, de acordo com o site oficial do líder religioso. O presidente da Coreia do Sul, que é chefe de Estado e de governo do país, é Yoon Suk-Yeol, e o primeiro-ministro é Han Duck-Soo.

O vídeo difundido de forma enganosa é um trecho de uma transmissão ao vivo feita pela página do presidente no Facebook, em 7 de junho de 2022. O encontro aconteceu em Brasília. Uma comitiva do líder religioso desembarcou no Brasil no início da semana passada para o Congresso de Líderes Cristãos, segundo a Veja.

Referências:

1. Site do Ock Soo Park
2. Escritório do Presidente da Coreia do Sul
3. OPM
4. Facebook
5. CLF Brasil
6. Revista Veja


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.