Homem preso por extorquir deputado não é repórter da Globo

Compartilhe

Não era repórter da Globo o homem que foi preso na última terça-feira (30) sob a acusação de extorquir um deputado estadual do Rio de Janeiro. A emissora disse que se tratava de um colaborador do setor de maquinaria, que estava afastado por licença médica desde 2023.

As peças enganosas somavam centenas de compartilhamentos no X e no Facebook até a tarde desta quinta-feira (2).

Repórter da Globo tenta EXTORQUIR deputado do PL com falsa reportagem, mas acaba preso.

Print de post no X que compartilha trecho de edição do programa Pânico Jovem Pan. No centro da imagem, aparece outro vídeo gravado pelo deputado Alexandre Knoploch — homem de pele branca, calvo, que aparece azul um terno azul-marinho, uma camisa azul-claro e uma gravata rosa — em que afirma ter sido extorquido por um homem que se passava como produtor do Fantástico. Legenda do post diz: ‘URGENTE! Repórter da Globo tenta EXTORQUIR deputado do PL com falsa reportagem, mas acaba preso.’

Não era repórter da Globo o homem preso na última terça-feira (30) acusado de tentar extorquir o deputado estadual do Rio de Janeiro Alexandre Knoploch (PL). Em nota ao Aos Fatos, a Globo disse que o homem, identificado como Júlio César de Oliveira Silva Rodrigues, era assistente de maquinaria de outra área da empresa e estava afastado por licença médica desde 2023.

"A Globo, assim que recebeu a denúncia do deputado estadual Alexandre Knoploch, acionou a Polícia Civil com uma notícia-crime”, afirmou a emissora, que ressaltou que o funcionário foi desligado da empresa.

Em vídeo publicado no Instagram, Knoploch afirma que Rodrigues vinha lhe procurando há algum tempo alegando ser produtor do Fantástico, e pedia R$ 10 mil para não levar adiante uma suposta reportagem comprometedora sobre o deputado.

Após uma visita ao gabinete do parlamentar na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Rodrigues foi autuado em flagrante por extorsão e conduzido à 5ª Delegacia de Polícia.

Na própria gravação, Knoploch afirma que o homem estava se passando por funcionário da Central Globo de Jornalismo — ou seja, que não se tratava, de fato, de um repórter da emissora.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou a Globo, que esclareceu a função exercida por Júlio César na emissora. Contextualizamos a checagem com informações divulgadas na imprensa e no vídeo publicado pelo deputado estadual Alexandre Knoploch.

Referências

  1. Terra
  2. Instagram

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima