Homem preso com drogas no Ceará não usava camiseta de apoio a Lula

Compartilhe

Trata-se de uma montagem uma imagem que circula nas redes sociais com um homem de camiseta vermelha com as palavras "Lula Livre" ao lado de uma grande quantidade de drogas. O registro foi modificado digitalmente para incluir a frase de apoio ao ex-presidente. É verídico, entretanto, que o rapaz foi preso pela Polícia Rodoviária Federal do Ceará por portar 183,3 quilos de maconha em uma caminhonete.

A imagem que circula no Facebook já havia sido compartilhada, até a tarde desta terça-feira (16), cerca de 34 mil vezes, e foi denunciada pelos usuários do Facebook como fonte de desinformação. A fotografia digitalmente alterada foi marcada como FALSA na ferramenta de verificação do Facebook (veja como funciona).

Veja abaixo, em detalhes, o que checamos.


FALSO

Homem com camisa escrito "Lula Livre" é preso com mais de 200 kg de maconha

Uma imagem de um motorista detido usando uma camiseta vermelha com os dizeres “Lula Livre” circula pelo Facebook e Twitter como sendo verdadeira, mas trata-se de uma montagem. A fotografia verdadeira traz a imagem de um motorista, preso na cidade de Senador Pompeu, no Ceará, por transportar 183,3 quilos de maconha em sua caminhonete.

Na imagem falsa, é possível ver que as letras da estampa não acompanham as dobras da camiseta, além de terem uma cor branca que destoa da coloração da fotografia. O texto da publicação que segue a imagem afirma que o homem que cometeu o delito seria apoiador do petista: “olha a camisa do cara preso agora no posto rodoviário da PRE de senador Pompeu com mais de 200kg de maconha”. Como é possível ver acima, não é verdade.

De acordo com reportagens sobre o caso, foi a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará que realizou a detenção, depois de o homem da foto passar pelo Posto de Fiscalização Rodoviário de Senador Pompeu e se demonstrar bastante nervoso com a presença dos agentes. Em seu carro, transportava a droga em um fundo falso no porta-malas. O condutor do veículo confessou o crime e disse ter adquirido a carga em Brasília, no Distrito Federal. O fato ocorreu no último sábado, 13 de outubro.

Questionada se o rapaz seria o mesmo de uma outra imagem apresentada pelo Diário do Nordeste, onde é possível ver um homem parecido em uma imagem realizada de ângulo diferente, a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará afirmou ser da mesma ocorrência policial.

Outras reportagens sobre o caso também podem ser encontradas no G1 e no jornal O Povo, atestando que a imagem que circulava na rede social foi modificada para incluir a frase de apoio ao ex-presidente Lula, hoje preso em Curitiba após ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal