🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que homem caminha sobre as águas mostra truque de mágica

Por Marco Faustino

23 de junho de 2022, 12h38

Postagens enganam ao mostrar um vídeo em que um homem caminha sobre as águas do rio Tâmisa, em Londres, sem explicar o contexto em que a gravação foi feita (veja aqui). A ação é um truque de mágica feito pelo ilusionista Steve Frayne em 2011 para divulgar um documentário. Frayne não revelou o segredo por trás da performance.

Publicações que difundem o vídeo sem contexto somavam 60 mil compartilhamentos no Kwai e 12 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (22).


Selo não é bem assim

Homem andando sobre as águas em Londres

Post difunde vídeo que engana ao omitir que o caminhar de um homem sobre o rio Tâmisa, em Londres, é truque de mágica

Um vídeo de 2011 que mostra um truque de mágica em que um ilusionista simula andar sobre as águas do rio Tâmisa é difundido, principalmente no Kwai e Facebook, sem contexto. O homem que aparece no vídeo é o Steve Frayne, apelidado de Dynamo, e a publicação original foi encontrada pelo Aos Fatos por meio de busca reversa.

Na época, o jornal britânico Daily Mail informou que a ação seria uma jogada publicitária para promover uma série de TV chamada Dynamo: Magician Impossible, protagonizada por Frayne. Nela, o ilusionista apresentou outros truques de mágica, como o “teletransporte” de um celular para dentro de uma garrafa e a “transformação” de neve em diamante.

Embora Frayne não tenha revelado o segredo por trás da performance, que ele afirmou ter demorado quinze anos para ser planejada, truques semelhantes usam uma estrutura transparente de acrílico como suporte.

Essa peça de desinformação também foi checada pelo G1.

Referências:

1. Daily Mail
2. IMDB
3. O Globo
4. R7


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.