Homem agredido por lojistas em vídeo não é Eduardo Bolsonaro

Compartilhe

Um vídeo em que um homem é agredido por um grupo de pessoas em um estacionamento vem sendo compartilhado nas redes sociais (veja aqui) como se mostrasse o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) apanhando da população, o que é falso. As imagens registram uma confusão ocorrida em Toritama (PE) no início de novembro entre lojistas e o advogado de um centro comercial local.

O conteúdo enganoso acumulava ao menos 5.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (11).


Selo falso

EDUARDO BOLSONARO APANHA DA POPULAÇÃO E LEVA CHUTE NO BUMBUM

O homem que aparece sendo agredido fisicamente e expulso de um estacionamento em um vídeo que circula nas redes sociais não é o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como alegam peças de desinformação. As imagens foram registradas em Toritama (PE) no momento em que lojistas avançaram contra o advogado do shopping Parque das Feiras, Melqui Roma, em 3 de novembro.

Na ocasião, alguns dos comerciantes que trabalhavam no shopping protestavam contra mudanças na estrutura do estacionamento propostas pela organização do centro comercial. A ação terminou em tumulto, com pessoas vandalizando tendas e agredindo o advogado. Diferentes registros do momento foram publicados em portais de notícias locais (aqui, aqui e aqui). Aos Fatos não conseguiu encontrar a autoria das imagens.

No dia da agressão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro não estava em Toritama, mas em Brasília, como pode ser verificado em publicações em sua conta no Instagram e no vídeo da sessão deliberativa da Câmara dos Deputados.

Outras publicações afirmavam que o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), foi agredido na confusão, o que também é falso. A prefeitura, inclusive, desmentiu as alegações por meio de nota.

A Agência Lupa também publicou uma checagem referente a essa peça de desinformação.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoBrasil e China não firmaram acordo comercial de 20 anos em resposta a tarifaço de Trump

Brasil e China não firmaram acordo comercial de 20 anos em resposta a tarifaço de Trump

falsoVídeo mostra brinde distribuído por empresário na Rússia, não ‘cédula dos Brics’

Vídeo mostra brinde distribuído por empresário na Rússia, não ‘cédula dos Brics’

falsoPrefeitura de SP não fez homenagem aos EUA após taxação de Trump

Prefeitura de SP não fez homenagem aos EUA após taxação de Trump

fátima
Fátima