🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Homem agredido por lojistas em vídeo não é Eduardo Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

11 de novembro de 2021, 15h05

Um vídeo em que um homem é agredido por um grupo de pessoas em um estacionamento vem sendo compartilhado nas redes sociais (veja aqui) como se mostrasse o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) apanhando da população, o que é falso. As imagens registram uma confusão ocorrida em Toritama (PE) no início de novembro entre lojistas e o advogado de um centro comercial local.

O conteúdo enganoso acumulava ao menos 5.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (11).


Selo falso

EDUARDO BOLSONARO APANHA DA POPULAÇÃO E LEVA CHUTE NO BUMBUM

O homem que aparece sendo agredido fisicamente e expulso de um estacionamento em um vídeo que circula nas redes sociais não é o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como alegam peças de desinformação. As imagens foram registradas em Toritama (PE) no momento em que lojistas avançaram contra o advogado do shopping Parque das Feiras, Melqui Roma, em 3 de novembro.

Na ocasião, alguns dos comerciantes que trabalhavam no shopping protestavam contra mudanças na estrutura do estacionamento propostas pela organização do centro comercial. A ação terminou em tumulto, com pessoas vandalizando tendas e agredindo o advogado. Diferentes registros do momento foram publicados em portais de notícias locais (aqui, aqui e aqui). Aos Fatos não conseguiu encontrar a autoria das imagens.

No dia da agressão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro não estava em Toritama, mas em Brasília, como pode ser verificado em publicações em sua conta no Instagram e no vídeo da sessão deliberativa da Câmara dos Deputados.

Outras publicações afirmavam que o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), foi agredido na confusão, o que também é falso. A prefeitura, inclusive, desmentiu as alegações por meio de nota.

A Agência Lupa também publicou uma checagem referente a essa peça de desinformação.

Referências:

1. OAB-PE
2. Radio Polo
3. Portal Midia
4. Blog do BG
5. Blog Agreste Notícia
6. Instagram (@bolsonarosp)
7. Câmara dos Deputados
8. Prefeitura de Toritama


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.