Homem que acusa Boulos de usar cocaína sem apresentar provas não é ex-PCC

Compartilhe

Não há provas que sustentem a alegação de que o candidato Guilherme Boulos (PSOL) seria usuário de drogas. O autor da gravação que circula nas redes é Frank Williams, que se autointitula ex-membro da facção criminosa PCC, mas nunca provou sua relação com a facção. Williams já mentiu sobre outras figuras políticas. A Justiça de São Paulo já ordenou a exclusão desta peça de desinformação das redes por “injúria e difamação”.

O vídeo enganoso acumulava mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no YouTube até a tarde deste domingo (6).

Acusações graves: ex-facção aclara suposto envolvimento de Boulos com drogas

Foto de Boulos e Frank circula junto de legenda enganosa

É enganoso o vídeo em que um homem que se diz ex-integrante do PCC afirma que Boulos usaria cocaína na “Espraiada” — alusão à antiga avenida Águas Espraiadas, atual avenida Jornalista Roberto Marinho, local em São Paulo onde há favelas. A peça é desinformativa por dois motivos:

  • O homem, conhecido como Frank Williams, nunca provou sua ligação com a facção e já publicou desinformações políticas em eleições anteriores;
  • A Justiça já considerou o vídeo difamatório e pediu que o conteúdo fosse retirado das redes.

Como já explicado por Aos Fatos em checagem anterior, não existem indícios de que Frank tenha, de fato, integrado o PCC: não há processos relacionados a tráfico de drogas, lavagem de dinheiro ou organização criminosa envolvendo o influenciador, que também já inventou histórias sobre Marcola, líder da facção.

Williams viralizou nas redes em 2023 e no início de 2024 por dizer que o PCC teria ordenado que seus membros votassem em Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2022. Não foi apresentada nenhuma prova.

No dia 13 de setembro, o trecho do vídeo de Williams que cita Boulos foi impugnado pela Justiça Eleitoral. Na decisão, a juíza Cláudia Barrichello entendeu que o conteúdo faz uma “afirmação injuriosa e difamatória”.

A acusação foi, inclusive, citada por Pablo Marçal durante o debate do UOL e da Folha de S.Paulo no dia 30 de setembro. O ex-coach tem insinuado desde agosto que Boulos usaria cocaína e tem apostado em argumentos diferentes sempre que é desmentido.

Vale ressaltar que Williams, no início da campanha, disse que o PCC estaria apoiando a candidatura de Pablo Marçal — também sem apresentar nenhuma prova. No final do mês passado, o influenciador disse que o ex-coach seria a opção “menos pior” entre os candidatos.

Acompanhe a cobertura das eleições 2024 pelo Aos Fatos.

O caminho da apuração

Aos Fatos transcreveu o vídeo por meio do Escriba e buscou por registros do conteúdo nas redes. A reportagem, então, encontrou a decisão da Justiça sobre a gravação e entrou em contato com a assessoria de Guilherme Boulos para obter a íntegra da decisão.

Também recuperamos a investigação em relação a Frank Williams, feita em texto anterior, para compor o contexto da checagem.

Referências

  1. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)
  2. Justiça Eleitoral

Compartilhe

Leia também

falsoNão é verdade que houve recorde de falências de empresas no Brasil em 2025

Não é verdade que houve recorde de falências de empresas no Brasil em 2025

falsoÉ falso que Tarcísio convocou reunião com governadores para pedir intervenção contra Moraes

É falso que Tarcísio convocou reunião com governadores para pedir intervenção contra Moraes

Agro distorce ciência para tentar promover desinformação climática nas escolas

Agro distorce ciência para tentar promover desinformação climática nas escolas

fátima
Fátima