Não é verdade que hashtags como #globolixo e #ForaRedeGlobo foram mostradas ao vivo no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, como alegam postagens (veja aqui). O vídeo usado nas publicações foi extraído de um quadro de humor do Fantástico, da mesma emissora, exibido em julho de 2019. A atração simulava um momento do programa da jornalista em que os termos mais populares das redes sociais aparecem em um telão.
Publicações com a falsa atribuição da imagem reuniam ao menos 5.600 compartilhamentos nesta quinta-feira (27) no Facebook.
Um vídeo que mostra um quadro de humor exibido em 2019 pelo Fantástico, da TV Globo, circula fora de contexto em postagens nas redes sociais para fazer crer que hashtags críticas à emissora, como #globolixo e #ForaRedeGlobo, foram exibidas ao vivo durante o programa Encontro com Fátima Bernardes.
O quadro Isso a Globo não mostra fazia piadas com o noticiário e a programação da emissora. Em 8 de julho de 2019, a atração exibiu uma montagem com a edição de 25 de junho do Encontro em que Fátima Bernardes mostrava em um telão os termos mais comentados das redes sociais. Em vez de exibir as hashtags que apareceram no programa, como Fies e Neymar, o quadro do Fantástico inseriu os termos com críticas à Globo.
Quadro de humor do Fantástico inclui na cena termos usados nas redes para ofender a Globo
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.