🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Hashtags críticas à Globo não foram mostradas ao vivo no Encontro com Fátima Bernardes

Por Priscila Pacheco

27 de janeiro de 2022, 19h19

Não é verdade que hashtags como #globolixo e #ForaRedeGlobo foram mostradas ao vivo no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, como alegam postagens (veja aqui). O vídeo usado nas publicações foi extraído de um quadro de humor do Fantástico, da mesma emissora, exibido em julho de 2019. A atração simulava um momento do programa da jornalista em que os termos mais populares das redes sociais aparecem em um telão.

Publicações com a falsa atribuição da imagem reuniam ao menos 5.600 compartilhamentos nesta quinta-feira (27) no Facebook.


Selo distorcido

Sátira sobre o Encontro publicada nas redes como real

Um vídeo que mostra um quadro de humor exibido em 2019 pelo Fantástico, da TV Globo, circula fora de contexto em postagens nas redes sociais para fazer crer que hashtags críticas à emissora, como #globolixo e #ForaRedeGlobo, foram exibidas ao vivo durante o programa Encontro com Fátima Bernardes.

O quadro Isso a Globo não mostra fazia piadas com o noticiário e a programação da emissora. Em 8 de julho de 2019, a atração exibiu uma montagem com a edição de 25 de junho do Encontro em que Fátima Bernardes mostrava em um telão os termos mais comentados das redes sociais. Em vez de exibir as hashtags que apareceram no programa, como Fies e Neymar, o quadro do Fantástico inseriu os termos com críticas à Globo.

Montagem de humor feita em programa da Globo
Sátira. Quadro de humor do Fantástico inclui na cena termos usados nas redes para ofender a Globo

Frame da cena que foi exibida de fato no Encontro
Globo. Cena de fato exibida em 2019 pelo Encontro não trazia as hashtags críticas à emissora

Referências:

1. G1
2. GShow


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.