Haddad não celebrou aniversário com amigos durante a pandemia; foto é de 2018

Compartilhe

Uma foto da festa de aniversário de Fernando Haddad (PT) em 2018 circula nas redes sociais como se fosse atual e mostrasse que o ex-prefeito de São Paulo e candidato derrotado à Presidência furou a quarentena para receber convidados (veja aqui). Além de a imagem ser antiga, o petista faz aniversário em 25 de janeiro. As medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil começaram em março.

No Facebook, a desinformação reunia ao menos 1.100 compartilhamentos nesta quarta-feira (10) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Haddad em isolamento pelo Covid-19 comemora sozinho seu aniversário. Esses tralhas são especialistas em mentir.

Uma foto tirada no aniversário do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em 2018 circula hoje nas redes sociais como se o petista tivesse reunido amigos em uma celebração no meio da pandemia de Covid-19. A imagem, que mostra o momento do parabéns e uma pilha de pratos ao lado do bolo, é destacada pelas postagens checadas como prova de que Haddad furou a quarentena ao receber convidados. Além de o registro ser antigo, o político faz aniversário em 25 de janeiro, a pandemia foi declarada em 11 de março e, em 13 de março, o Ministério da Saúde publicou a primeira orientação de evitar aglomerações.

Procurado por Aos Fatos, Fernando Haddad afirmou, por meio de assessoria, que a fotografia foi tirada por um familiar durante a comemoração do seu aniversário em janeiro de 2018. No ano passado, o mesmo registro foi usado nas redes sociais tanto por apoiadores (imagem abaixo) como por críticos do petista.

A Agência Lupa e o Fato ou Fake também checaram esta peça de desinformação.

Compartilhe

Leia também

Como investigar as 'big techs' sem usar as soluções vendidas por elas

Como investigar as 'big techs' sem usar as soluções vendidas por elas

falsoImagem não prova que Trump foi baleado no peito em atentado

Imagem não prova que Trump foi baleado no peito em atentado

falsoÉ falso que X suspendeu perfil do ‘Globo’ após notícia sobre atentado contra Trump

É falso que X suspendeu perfil do ‘Globo’ após notícia sobre atentado contra Trump