🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Haddad não celebrou aniversário com amigos durante a pandemia; foto é de 2018

Por Priscila Pacheco

10 de junho de 2020, 13h06

Uma foto da festa de aniversário de Fernando Haddad (PT) em 2018 circula nas redes sociais como se fosse atual e mostrasse que o ex-prefeito de São Paulo e candidato derrotado à Presidência furou a quarentena para receber convidados (veja aqui). Além de a imagem ser antiga, o petista faz aniversário em 25 de janeiro. As medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil começaram em março.

No Facebook, a desinformação reunia ao menos 1.100 compartilhamentos nesta quarta-feira (10) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Haddad em isolamento pelo Covid-19 comemora sozinho seu aniversário. Esses tralhas são especialistas em mentir.

Uma foto tirada no aniversário do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em 2018 circula hoje nas redes sociais como se o petista tivesse reunido amigos em uma celebração no meio da pandemia de Covid-19. A imagem, que mostra o momento do parabéns e uma pilha de pratos ao lado do bolo, é destacada pelas postagens checadas como prova de que Haddad furou a quarentena ao receber convidados. Além de o registro ser antigo, o político faz aniversário em 25 de janeiro, a pandemia foi declarada em 11 de março e, em 13 de março, o Ministério da Saúde publicou a primeira orientação de evitar aglomerações.

Procurado por Aos Fatos, Fernando Haddad afirmou, por meio de assessoria, que a fotografia foi tirada por um familiar durante a comemoração do seu aniversário em janeiro de 2018. No ano passado, o mesmo registro foi usado nas redes sociais tanto por apoiadores (imagem abaixo) como por críticos do petista.

A Agência Lupa e o Fato ou Fake também checaram esta peça de desinformação.

Referências:

1. Centro de pesquisa e documentação da FGV
2. OMS
3. Ministério da Saúde


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.