🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Público não gritou ‘Fora Bolsonaro’ em show de Gusttavo Lima em Portugal

Por Marco Faustino

8 de março de 2022, 13h17

Não é verdade que o público gritou "Fora Bolsonaro" em um show de Gusttavo Lima em Lisboa como aparece em um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja aqui). O áudio de protesto foi inserido na gravação original, que mostra, na verdade, um momento em que a plateia ovaciona o cantor. A assessoria da casa de espetáculos Campo Pequeno, onde Lima se apresentou, negou que tenha havido manifestação política durante o show.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 9.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (8) e também vêm sendo difundidas no Twitter, no Instagram e no Tik Tok.


Selo falso

No show do brasileiro Gustavo Lima em Lisboa, Portugal, a plateia calou a boca do cantor pra gritar "Fora, Bolsonaro! Ele ficou sem reação

É montagem vídeo em que plateia grita “Fora Bolsonaro” em show de Gusttavo Lima em Lisboa

É uma montagem o vídeo que mostra gritos de “Fora Bolsonaro” durante um show de Gusttavo Lima em Lisboa na última sexta-feira (4). Na gravação original, compartilhada no Instagram pouco após a apresentação, a plateia ovaciona o cantor, sem manifestações políticas (veja abaixo). Lima também compartilhou as imagens no Twitter na segunda-feira (7).


O início do show estava marcado para as 21h30 (horário de Portugal). Às 23h44, o vídeo original foi compartilhado em um perfil de fãs do cantor no Instagram. Na publicação, a autoria das imagens é atribuída a Marlus Marcelus, produtor de Gusttavo Lima, que tem perfil fechado na rede social. Aos Fatos encontrou o vídeo com o áudio adulterado em publicações nas redes sociais a partir da manhã de domingo (6).

A assessoria da casa de espetáculos Campo Pequeno, onde Lima se apresentou, informou que as imagens retratam o início da apresentação, quando a plateia gritou “embaixador”, apelido pelo qual Gusttavo Lima é conhecido. Segundo a empresa, não houve manifestações políticas no evento.

Luís Felipe Meneses, diretor do jornal Inside, que cobriu o show, também afirmou por telefone ao Aos Fatos que não foram entoadas palavras de ordem com alusões políticas.

Gusttavo Lima fez uma turnê na Europa entre 4 e 6 de março, onde se apresentou nas cidades de Lisboa e do Porto, em Portugal, e em Londres, na Inglaterra.

Referências:

1. Twitter
2. Jornal Inside
3. Instagram
4. Campo Pequeno
5. GC+


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.