Público não gritou ‘Fora Bolsonaro’ em show de Gusttavo Lima em Portugal

Por Marco Faustino

8 de março de 2022, 13h17

Não é verdade que o público gritou "Fora Bolsonaro" em um show de Gusttavo Lima em Lisboa como aparece em um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja aqui). O áudio de protesto foi inserido na gravação original, que mostra, na verdade, um momento em que a plateia ovaciona o cantor. A assessoria da casa de espetáculos Campo Pequeno, onde Lima se apresentou, negou que tenha havido manifestação política durante o show.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 9.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (8) e também vêm sendo difundidas no Twitter, no Instagram e no Tik Tok.


Selo falso

No show do brasileiro Gustavo Lima em Lisboa, Portugal, a plateia calou a boca do cantor pra gritar "Fora, Bolsonaro! Ele ficou sem reação

É montagem vídeo em que plateia grita “Fora Bolsonaro” em show de Gusttavo Lima em Lisboa

É uma montagem o vídeo que mostra gritos de “Fora Bolsonaro” durante um show de Gusttavo Lima em Lisboa na última sexta-feira (4). Na gravação original, compartilhada no Instagram pouco após a apresentação, a plateia ovaciona o cantor, sem manifestações políticas (veja abaixo). Lima também compartilhou as imagens no Twitter na segunda-feira (7).


O início do show estava marcado para as 21h30 (horário de Portugal). Às 23h44, o vídeo original foi compartilhado em um perfil de fãs do cantor no Instagram. Na publicação, a autoria das imagens é atribuída a Marlus Marcelus, produtor de Gusttavo Lima, que tem perfil fechado na rede social. Aos Fatos encontrou o vídeo com o áudio adulterado em publicações nas redes sociais a partir da manhã de domingo (6).

A assessoria da casa de espetáculos Campo Pequeno, onde Lima se apresentou, informou que as imagens retratam o início da apresentação, quando a plateia gritou “embaixador”, apelido pelo qual Gusttavo Lima é conhecido. Segundo a empresa, não houve manifestações políticas no evento.

Luís Felipe Meneses, diretor do jornal Inside, que cobriu o show, também afirmou por telefone ao Aos Fatos que não foram entoadas palavras de ordem com alusões políticas.

Gusttavo Lima fez uma turnê na Europa entre 4 e 6 de março, onde se apresentou nas cidades de Lisboa e do Porto, em Portugal, e em Londres, na Inglaterra.

Referências:

1. Twitter
2. Jornal Inside
3. Instagram
4. Campo Pequeno
5. GC+


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.