🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Gusttavo Lima beijando bandeira não tem relação com Bebel Gilberto

Por Luiz Fernando Menezes

1 de agosto de 2022, 17h57

O cantor Gusttavo Lima não beijou uma bandeira do Brasil no palco em resposta à atitude da cantora Bebel Gilberto, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro que mostra o cantor sertanejo foi feito em março de 2022, enquanto a cantora pisou no símbolo nacional em um show que aconteceu no dia 19 de julho de 2022, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A foto com o falso contexto acumula mais de 4.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (1º).


Selo falso

Depois da polêmica da mulher que pisou na bandeira Brasileira. Gusttavo Lima beija e disse: Sou Brasileiro com muito orgulho.

Foto de Gusttavo Lima beijando bandeira em show em março circula como se fosse recente

Não foi tirada recentemente nem é uma resposta à cantora Bebel Gilberto a foto que mostra o cantor sertanejo Gusttavo Lima beijando uma bandeira do Brasil durante um show, como afirmam postagens. A foto de Lima foi registrada em 4 de março, durante apresentação em Lisboa, Portugal, enquanto Bebel Gilberto pisou em uma bandeira do Brasil no dia 19 de julho, em uma apresentação em São Francisco, nos Estados Unidos.

O vídeo que mostra a cantora pisando no pavilhão nacional viralizou nas redes dias depois, e usuários passaram a publicar a foto de Lima como se fosse uma resposta do cantor à manifestação de Bebel. O Aos Fatos não encontrou, porém, registro de que o sertanejo tenha repetido a cena em algum show recente em buscas em suas redes sociais e na imprensa.

Após as críticas, Bebel Gilberto publicou um pedido de desculpas em suas redes sociais e explicou que o vídeo foi tirado do seu contexto de crítica ao atual governo: “Imediatamente depois [de pisar na bandeira], porém, me dei conta de que a bandeira também pertence a todos os brasileiros e me desculpei com o público.”

Não é a primeira vez em que a cena na qual Lima beija a bandeira do Brasil é usada em peças de desinformação. Em abril deste ano, a imagem circulou como se fosse uma resposta do cantor sertanejo às críticas ao governo federal feitas por artistas no festival de música Lollapalooza.

Referências:

1. Instagram (@staffgusttavolima)
2. Marie Claire
3. Estado de Minas
4. Instagram (@gusttavolima)
5. Instagram (@buteco)
6. Instagram (@bebelgilberto)
7. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.