Foto de Gusttavo Lima beijando bandeira não tem relação com Bebel Gilberto

Por Luiz Fernando Menezes

1 de agosto de 2022, 17h57

O cantor Gusttavo Lima não beijou uma bandeira do Brasil no palco em resposta à atitude da cantora Bebel Gilberto, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro que mostra o cantor sertanejo foi feito em março de 2022, enquanto a cantora pisou no símbolo nacional em um show que aconteceu no dia 19 de julho de 2022, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A foto com o falso contexto acumula mais de 4.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (1º).


Selo falso

Depois da polêmica da mulher que pisou na bandeira Brasileira. Gusttavo Lima beija e disse: Sou Brasileiro com muito orgulho.

Foto de Gusttavo Lima beijando bandeira em show em março circula como se fosse recente

Não foi tirada recentemente nem é uma resposta à cantora Bebel Gilberto a foto que mostra o cantor sertanejo Gusttavo Lima beijando uma bandeira do Brasil durante um show, como afirmam postagens. A foto de Lima foi registrada em 4 de março, durante apresentação em Lisboa, Portugal, enquanto Bebel Gilberto pisou em uma bandeira do Brasil no dia 19 de julho, em uma apresentação em São Francisco, nos Estados Unidos.

O vídeo que mostra a cantora pisando no pavilhão nacional viralizou nas redes dias depois, e usuários passaram a publicar a foto de Lima como se fosse uma resposta do cantor à manifestação de Bebel. O Aos Fatos não encontrou, porém, registro de que o sertanejo tenha repetido a cena em algum show recente em buscas em suas redes sociais e na imprensa.

Após as críticas, Bebel Gilberto publicou um pedido de desculpas em suas redes sociais e explicou que o vídeo foi tirado do seu contexto de crítica ao atual governo: “Imediatamente depois [de pisar na bandeira], porém, me dei conta de que a bandeira também pertence a todos os brasileiros e me desculpei com o público.”

Não é a primeira vez em que a cena na qual Lima beija a bandeira do Brasil é usada em peças de desinformação. Em abril deste ano, a imagem circulou como se fosse uma resposta do cantor sertanejo às críticas ao governo federal feitas por artistas no festival de música Lollapalooza.

Referências:

1. Instagram (@staffgusttavolima)
2. Marie Claire
3. Estado de Minas
4. Instagram (@gusttavolima)
5. Instagram (@buteco)
6. Instagram (@bebelgilberto)
7. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.