Posts atribuem à guerra na Ucrânia foto que mostra ataque a Gaza em 2021

Por Ethel Rudnitzki

25 de fevereiro de 2022, 17h00

Não é verdade que uma foto que circula em postagens nas redes sociais registra um momento do bombardeio russo à Ucrânia (veja aqui). A imagem foi feita por Khalil Hamra, da AP, durante um ataque aéreo israelense à Faixa de Gaza em maio de 2021.

Publicações com a imagem em contexto enganoso reuniam ao menos 4.000 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (25).


Selo falso

Foto de ataque de Israel à Palestina em 2021 é tirada de contexto

Uma foto de um ataque aéreo noturno a uma área urbana tem sido atribuída erroneamente à guerra na Ucrânia. A imagem mostra um bombardeio de Israel à Faixa de Gaza em maio de 2021 em retaliação ao lançamento de mísseis pelo grupo palestino Hamas. A cena foi registrada pelo fotógrafo Khalil Hamra, da Associated Press.

A foto aparece no site da agência e em veículos de imprensa brasileiros com o contexto correto.

Foto de conflito Israel-Palestina de maio de 2021

Desde que a Rússia iniciou um ataque à Ucrânia nesta quinta-feira (24), Aos Fatos já checou outras duas peças desinformativas que associavam fotos do conflito na Faixa de Gaza à guerra no país europeu (veja aqui e aqui).

Referências:

1. Valor Econômico (1, 2)
2. Associated Press
3. BBC

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.