Grupos no WhatsApp pedem golpe militar, voto impresso e impeachment do STF após decisão que beneficiou Lula

Compartilhe

Após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato, grupos bolsonaristas no WhatsApp reagiram criticando a decisão e pedindo medidas como a intervenção das Forças Armadas, o impeachment de ministros da corte e a implementação do voto impresso na eleições de 2022.

O Radar Aos Fatos analisou as cem mensagens mais populares sobre o caso publicadas em 109 grupos de discussão política de diferentes orientações ideológicas desde segunda-feira (8). No total, essas publicações foram compartilhadas 504 vezes.

A postura crítica à decisão de Fachin predominou no universo analisado —teve 62% dos compartilhamentos totais. Links para notícias sobre o caso vieram em seguida, com 27%, e publicações que elogiaram a anulação das condenações somaram 10% dos compartilhamentos.

As mensagens com críticas partiram principalmente de grupos identificados com a direita e de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Embora a maioria dessas publicações apenas expressasse descontentamento com a decisão, outras defendiam medidas antidemocráticas ou ecoavam campanhas de desinformação.

Pedidos de intervenção militar, por exemplo, apareceram em nove mensagens compartilhadas 48 vezes (9,5% do total analisado) desde segunda-feira. A maioria evocava para isso o artigo 142 da Constituição. Ao menos desde 2019 o texto é citado por apoiadores de Bolsonaro para defender que o presidente poderia usar as Forças Armadas para fechar o Congresso e o STF. Como o Aos Fatos já mostrou, no entanto, não é isso que o artigo diz.

O clamor popular vai obrigar o presidente a invocar o artigo 142 da CF e dissolver o atual STF e nomear 11 magistrados de carreira. Pelas redes sociais aos milhares e o povo nas ruas pedindo a intervenção militar no STF. Vamos divulgar por aqui. Se cada um enviar pra 10 pessoas no mesmo dia milhares de pessoas vão compartilhar e pedir a intervenção

Outro argumento presente nesses grupos —12 mensagens compartilhadas 57 vezes (11% do total)— é o de que a decisão de Fachin faria parte de uma conspiração para fraudar as eleições presidenciais de 2022 e favorecer Lula. A estratégia, segundo essas mensagens, seria repetir no Brasil a —já desmentida— fraude eleitoral que teria acontecido nos EUA em 2020. A solução, segundo os autores das mensagens, seria adotar o voto impresso no pleito brasileiro.

De novo, as mensagens remetem a narrativas de desinformação que vêm sendo compartilhadas por bolsonaristas nos últimos meses, como a de que haveria provas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram fraudadas ou que Joe Biden teria obtido menos votos do que o ex-presidente Donald Trump nas mais recentes eleições dos EUA.

O plano acelerou, o STF solta Lula, com urnas não audítaveis, começam a forjar pesquisas com “empate técnico “ entre o “ladrão” de 9 dedos e o Presidente @jairbolsonaro , calam os perfis conservadores nas redes sociais e repetem a estratégia americana , as cartas estão na mesa.



Sete mensagens compartilhadas 42 vezes divulgavam protestos e petições para pedir o impeachment de Fachin ou, em alguns casos, dos 11 ministros da corte.


👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🚛🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🚑🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🚚🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♀️🚌🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🛺🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🚙🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🚛🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️🏃🏿‍♀️🏃🏿‍♂️DEPOIS QUE TODOS OUVIREM ESSE ÁUDIO, NÃO É POSSÍVEL QUE OS BRASILEIROS DE BEM, TODOS AQUELES QUE VOTARAM EM BOLSONARO, NÃO VÃO ÀS RUAS DE SUA PRÓPRIA CIDADE, NO SEU ESTADO, PARA PEDIR O AFASTAMENTO DOS MINISTROS DO STF ( SUPREMO NA TRIBUNAL FEDERAL) ESTA VAI SER A PAUTA ÚNICA NO DIA 14/15 DE MARÇO; PROCUREM OS ORGANIZADORES DA SUA CIDADE OU DA SUA CAPITAL E PARTICIPEM DESTE GRANDE MOVIMENTO EM PROL DO NOSSO PAÍS, VAMOS SALVAR O BRASIL DESSES MALDITOS COMUNISTAS, ESTAMOS NOS ÚLTIMOS MOMENTOS E PODEMOS PERDER TUDO, ESTA É A ÚLTIMA CHANCE, VAMOS NOS INTERESSAR, VAMOS PRAS RUAS PELO AMOR DA SUA FAMÍLIA, DOS SEUS FILHOS, QUE MERECEM O AMOR DE DEUS E UM FUTURO MELHOR !!! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Decisão

Relator da Lava Jato no STF, Fachin decidiu, na segunda-feira (8), anular monocraticamente todas as decisões tomadas nos processos contra Lula julgados na 13ª Vara Federal de Curitiba. A determinação devolveu ao ex-presidente seus direitos políticos e a possibilidade de concorrer à Presidência em 2022.

Na decisão, Fachin argumentou que, segundo jurisprudência do STF, a 13ª Vara não tinha competência para julgar as supostas irregularidades cometidas pelo ex-presidente porque elas não teriam relação direta com a Petrobras, e determinou o envio dos processos à Justiça Federal de Brasília. A PGR (Procuradoria-Geral da República) anunciou que vai recorrer da decisão, que ainda pode ser analisada pelo plenário do Supremo.

Em Curitiba, Lula havia sido condenado em dois processos: um envolvendo o tríplex do Guarujá (SP) e outro a respeito do sítio de Atibaia (SP). O petista ainda respondia a duas ações penais sobre o Instituto Lula.

Referências

  1. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

Candidatos sinalizam uso de inteligência artificial em propagandas, mas não seguem padrão do TSE

Candidatos sinalizam uso de inteligência artificial em propagandas, mas não seguem padrão do TSE

Apesar de proibição, candidatos seguem fazendo anúncios políticos no Google

Apesar de proibição, candidatos seguem fazendo anúncios políticos no Google

Candidatos à Prefeitura das capitais brasileiras gastam R$ 4,9 milhões com anúncios políticos na Meta

Candidatos à Prefeitura das capitais brasileiras gastam R$ 4,9 milhões com anúncios políticos na Meta