Foi gravado em 2023 vídeo que mostra ato contra a anistia na avenida Paulista

Compartilhe

Não foi gravado no último domingo (30) durante o ato contra a anistia aos golpistas presos pelos ataques de 8 de Janeiro um vídeo que mostra uma multidão na avenida Paulista, em São Paulo. O registro foi feito em 9 de janeiro de 2023, um dia após a invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 30 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no X e no Facebook até a tarde desta terça-feira (1º).

30/03/2025. O ato SEM ANISTIA na avenida Paulista tá gigante tá lindo

Post compartilha filmagem feita por drone que mostra um trecho da avenida Paulista repleto de pessoas que usam roupas em tons de vermelho. No canto esquerdo da imagem há um trio elétrico azul e branco. Legenda enganosa diz: ‘30/03/2025. O ato ‘sem anistia’ na avenida Paulista tá gigante, tá lindo’

Posts nas redes enganam ao divulgar cenas de uma manifestação realizada em janeiro de 2023 na avenida Paulista como se fossem registros do ato contra a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro ocorrido no último domingo (30).

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo original foi publicado nas redes pelo coletivo Mídia Ninja e registrava um ato realizado em 9 de janeiro de 2023, um dia após a depredação das sedes dos Três Poderes.

Não foram divulgados na época números oficiais sobre o total de pessoas presentes na manifestação, que foi organizada por movimentos sociais e contou com a adesão de torcidas de futebol. Estimativas da organização, no entanto, apontaram para a presença de cerca de 50 mil pessoas.

Já a manifestação do último domingo (30), convocada por partidos governistas e apoiada por organizações sociais e centrais sindicais, reuniu cerca de 6.500 pessoas na Paulista, segundo o Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo).

Esta peça de desinformação também foi verificada pela AFP.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que as imagens retratam um ato antigo, não recente. A reportagem usou notícias veiculadas pela imprensa para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

É falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

falsoVídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

Vídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

falsoBeira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

Beira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

fátima
Fátima