Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra uma greve de caminhoneiros no Ceará. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação registra um congestionamento ocorrido no início desta semana na BR-222, em Caucaia (CE), devido a um protesto organizado por indígenas contra bloqueios no acesso às aldeias.
O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). Publicações com o conteúdo enganoso também acumulavam 12,3 mil visualizações no YouTube e centenas de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (12).
Ceará. BR 222. 10 de junho de 2025. GREVE DOS CAMINHONEIROS: CEARÁ PAROU EM APOIO AOS CAMINHONEIROS E O AGRO

Cenas de um congestionamento ocorrido no início desta semana na BR-222, em Caucaia (CE), têm sido compartilhadas fora de contexto nas redes para sugerir que os caminhoneiros do estado teriam paralisado suas atividades. As imagens retratam, na verdade, um protesto realizado por indígenas da etnia Tapeba contra o bloqueio do acesso às aldeias da região devido às obras de duplicação da rodovia.
O protesto teve início na tarde da última segunda-feira (9) e seguiu até a manhã do dia seguinte, com o bloqueio dos dois sentidos da via. Além de se manifestarem contra a dificuldade de acessar seus territórios, os indígenas também cobraram melhorias nas estradas internas das aldeias.
Peças de desinformação que sugerem que haveria uma greve dos caminhoneiros em curso passaram a circular nas redes em meio às recentes paralisações de agricultores na região Sul e de transportadoras em Minas Gerais. Não há informações sobre nenhum tipo de paralisação nacional da categoria.
O caminho da apuração
Aos Fatos consultou informações publicadas por veículos de imprensa do Ceará e constatou que a paralisação compartilhada pelas peças enganosas foi causada por um protesto de indígenas em Caucaia (CE).




