Não é verdade que o governo Lula anunciou que haverá um aumento nas aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir desta sexta-feira (10). Em nota, o Ministério da Previdência Social negou as alegações. O reajuste de benefícios previdenciários é previsto em lei e ocorre anualmente na mesma data da correção do salário mínimo.
As publicações falsas acumulavam cerca de 2 milhões de visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (10).
Atenção aposentados, novo aumento anunciado

Publicações nas redes mentem ao afirmar que teria entrado em vigor nesta sexta-feira (10) um novo aumento nos benefícios para aposentados e pensionistas do INSS. Em nota ao Aos Fatos, o Ministério da Previdência Social desmentiu as alegações.
“Os reajustes têm previsão legal. Os benefícios no valor do piso previdenciário são reajustados de acordo com a política do salário mínimo. Para quem recebe acima do mínimo, o reajuste considera o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado do ano anterior”, informou a pasta.
O reajuste em aposentadorias e pensões é previsto na lei 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social. Conforme a legislação, o valor é atualizado anualmente na mesma data em que é ajustado o salário mínimo.
O último reajuste ocorreu em dezembro de 2024 e passou a valer em janeiro deste ano.
Para sustentar a alegação enganosa, as peças de desinformação compartilham um vídeo manipulado da apresentadora do Jornal Nacional Renata Vasconcellos.
Aos Fatos analisou o material e identificou sinais típicos do uso de ferramentas de inteligência artificial: o movimento dos lábios da jornalista apresenta distorções, o tom de voz é artificial e com poucas pausas e inclui expressões não usadas pelo telejornal, que convidam usuários a compartilharem o vídeo e seguirem o canal no qual ele foi publicado.
Esta peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.
O caminho da apuração
A reportagem iniciou a apuração com buscas por comunicados e publicações nos canais oficiais do governo federal, como o site e as redes sociais do Ministério da Previdência Social, para verificar se havia anúncio de reajuste em benefícios do INSS. Em seguida, entrou em contato com a assessoria da pasta, que confirmou que não há previsão de aumento nas aposentadorias e pensões em outubro e explicou que os reajustes seguem calendário anual previsto em lei.
Aos Fatos também analisou os vídeos que circulam nas redes e verificou que se tratam de conteúdos criados por inteligência artificial.




