Governo Lula não extinguiu Bolsa Família nem reduziu valor dos benefícios do programa

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciaram o fim do Bolsa Família ou a redução do benefício para R$ 240, como alegam publicações nas redes. Aos Fatos não encontrou qualquer medida similar publicada no Diário Oficial, e a Secom negou as alegações. O calendário de pagamentos do programa segue disponível no site do governo federal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook até a tarde desta quarta-feira (26). As peças de desinformação também circulam no Kwai.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

LULA E HADDAD DECRETA O FIM DO BOLSA FAMÍLIA E VAI DIMINUIR PARA TODOS QUE RECEBEU 600REAIS POR MÊS E APARTI DO MÊS DE JULHO VÃO PASSAR RECEBER NO VALOR SE 240,00 VIVA LULA E A TODOS PTISTA OTÁRIOS QUE FIZERAM O L

Postagens alegam que Lula e Haddad teriam decretado o fim do Bolsa Família e uma redução no valor do benefício, o que é falso.

Publicações nas redes mentem ao alegar que o governo Lula decretou o fim do Bolsa Família ou a redução do benefício para R$240 a partir do mês de julho. Em nota, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) afirmou que as alegações são falsas e que o programa de transferência de renda segue ativo.

Em busca no DOU (Diário Oficial da União), Aos Fatos não encontrou qualquer medida que alterasse a lei nº 14.601, que recriou o Bolsa Família no ano passado. O calendário de pagamentos do benefício também segue disponível no site do governo federal.

Por fim, a foto usada pelas peças de desinformação não é recente e nem tem relação com o Bolsa Família. O registro original foi feito no dia 1º de janeiro de 2023, durante a cerimônia de posse de Haddad no Ministério da Fazenda.

Sob ataques. São recorrentes nas redes publicações que mentem sobre o fim do Bolsa Família ou a redução dos valores dos benefícios (veja aqui e aqui). Também têm viralizado desde o ano passado posts enganosos que alegam que o número de pessoas atendidas pelo programa teria sido reduzido (veja aqui e aqui) ou mesmo que o benefício teria sido cancelado para repassar verbas a artistas por meio da Lei Rouanet.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela Reuters.

Compartilhe

Leia também

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês