Governo Lula não embargou obra de ponte entre Tocantins e Pará

Compartilhe

Não é verdade que o governo Lula (PT) embargou a obra da ponte Xambioá (TO), que vai ligar o Tocantins ao Pará, como afirmam nas redes. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que a construção está em andamento e deve ser concluída em 2024.

Publicações com a alegação falsa acumulam cerca de cem mil visualizações no TikTok e 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (29). O conteúdo enganoso também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Para beneficiar a indústria das balsas, Lul4 embarga obra da ponte que ia de Tocantins para o Pará.

Post que afirma que Lula teria embargado obra da ponte Xambioá, que liga os estados do Pará e Tocantins, para beneficiar a indústria das balsas.

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado alega que o governo Lula teria embargado as obras da ponte Xambioá, iniciadas na gestão Bolsonaro, para favorecer a “indústria das balsas”. Ao Aos Fatos, o Dnit, órgão federal responsável pelo empreendimento, desmentiu a alegação e disse que os trabalhos, que estão atualmente com 87,53% de execução, devem ser concluídos no início de 2024.

Em busca no YouTube, também é possível encontrar registros publicados recentemente por moradores da região (veja abaixo) que atestam o progresso das obras. A última gravação encontrada foi postada na terça-feira (27).

A ordem de serviço para construção da ponte sobre o rio Araguaia, localizada na divisa entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), foi assinada em 2017 pelo então presidente Michel Temer (MDB). Segundo o Dnit, a licitação ficou parada devido a disputas judiciais até abril de 2020, quando foi obtida uma decisão favorável para o início das obras.

Atualmente, a travessia para veículos entre uma margem e a outra do rio Araguaia só é possível por meio de balsas. Quando concluída, a estrutura será a maior ponte do Tocantins, com 1.720 metros de extensão.

A Lupa e o Boatos.org também desmentiram as publicações falsas.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

Vídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

falsoÉ falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

É falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

falsoVídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano

Vídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano