Governo Lula não embargou obra de ponte entre Tocantins e Pará

Compartilhe

Não é verdade que o governo Lula (PT) embargou a obra da ponte Xambioá (TO), que vai ligar o Tocantins ao Pará, como afirmam nas redes. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que a construção está em andamento e deve ser concluída em 2024.

Publicações com a alegação falsa acumulam cerca de cem mil visualizações no TikTok e 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (29). O conteúdo enganoso também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Para beneficiar a indústria das balsas, Lul4 embarga obra da ponte que ia de Tocantins para o Pará.

Post que afirma que Lula teria embargado obra da ponte Xambioá, que liga os estados do Pará e Tocantins, para beneficiar a indústria das balsas.

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado alega que o governo Lula teria embargado as obras da ponte Xambioá, iniciadas na gestão Bolsonaro, para favorecer a “indústria das balsas”. Ao Aos Fatos, o Dnit, órgão federal responsável pelo empreendimento, desmentiu a alegação e disse que os trabalhos, que estão atualmente com 87,53% de execução, devem ser concluídos no início de 2024.

Em busca no YouTube, também é possível encontrar registros publicados recentemente por moradores da região (veja abaixo) que atestam o progresso das obras. A última gravação encontrada foi postada na terça-feira (27).

A ordem de serviço para construção da ponte sobre o rio Araguaia, localizada na divisa entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), foi assinada em 2017 pelo então presidente Michel Temer (MDB). Segundo o Dnit, a licitação ficou parada devido a disputas judiciais até abril de 2020, quando foi obtida uma decisão favorável para o início das obras.

Atualmente, a travessia para veículos entre uma margem e a outra do rio Araguaia só é possível por meio de balsas. Quando concluída, a estrutura será a maior ponte do Tocantins, com 1.720 metros de extensão.

A Lupa e o Boatos.org também desmentiram as publicações falsas.

Compartilhe

Leia também

falsoNão há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

Não há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

falsoGoverno não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

Governo não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

não é bem assimNão é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

Não é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

fátima
Fátima