Governo japonês não impediu que Janja participasse de reuniões oficiais

Compartilhe

Não é verdade que o governo japonês exigiu que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, fosse mantida fora de encontros com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Além de Kishida não ocupar mais o cargo desde o ano passado, a Embaixada do Japão informou que não houve qualquer ordem para impedir que a primeira-dama participasse de reuniões com ou sem a presença de Lula.

As peças enganosas somavam cerca de 1 milhão de visualizações no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde desta sexta-feira (28).

Urgente! Japão exige retirada de Janja dos encontros de Lula e Fumio Kishida

Posts compartilham foto em que Lula — homem de cabelos brancos e barba grisalha que usa um terno azul-marinho — aperta a mão do ex-primeiro ministro do Japão, Fumio Kishida — homem de cabelo preto e curto, que também usa um terno azul marinho. Ao fundo da imagem é possível ver as bandeiras do Brasil e do Japão lado a lado, e em primeiro plano uma foto de Janja — mulher de pele clara e cabelo loiro-castanho, que usa óculos e uma blusa azul marinho. Legenda enganosa diz: ‘Urgente! Japão exige retirada de Janja dos encontros de Lula e Fumio Kishida’

Posts nas redes enganam ao afirmar que o Japão exigiu que Janja não participasse de encontros oficiais com o primeiro-ministro Fumio Kishida durante a viagem da comitiva presidencial ao país. As peças de desinformação disseminam duas mentiras:

  • Kishida não é mais primeiro-ministro do Japão desde setembro de 2024, quando renunciou ao cargo;
  • Tanto a Embaixada do Japão quanto o governo federal negaram a existência de uma ordem para manter Janja afastada de reuniões oficiais.

Além disso, não há registros de que Lula e Janja tivessem marcado algum encontro com Kishida, que atualmente não ocupa cargo político no país.

Janja chegou ao Japão uma semana antes de Lula e cumpriu uma agenda diferente do petista. A primeira-dama se encontrou com mulheres brasileiras imigrantes no Japão para tratar de questões como a violência doméstica e participou de evento promovido pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento).

Lula e Janja foram oficialmente recebidos pelo imperador do Japão Naruhito e pela imperatriz Masako. Na cerimônia também esteve presente o atual primeiro-ministro do país, Shigeru Ishiba, e o príncipe herdeiro, Akishino, irmão do imperador. O casal brasileiro participou também de um banquete oferecido pelo casal imperial na última terça (25).

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou a Embaixada do Japão no Brasil e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Contextualizamos também o caso com informações publicadas pela imprensa.

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima