🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Governo da Bahia não criou mascote trans para incentivar vacinação

Por Amanda Ribeiro

7 de março de 2023, 18h10

É falso que o governo da Bahia criou uma mascote trans chamada Zé Gatinha para incentivar a vacinação de pessoas LGBTQIA+, como afirma um homem em vídeo nas redes. A suposta reportagem que aparece ao fundo da gravação é uma montagem que simula o G1; a foto da boneca foi inserida digitalmente sobre o registro de um evento com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Campo Formoso (BA) em fevereiro.

Publicações enganosas acumulam ao menos 150 mil visualizações no TikTok e mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (7).


Selo falso

'ZÉ GATINHA', governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação do público LGBTQIAP+

Peça faz uso de montagem para afirmar que governo baiano criou mascote trans para incentivar vacinação

O governo baiano não criou uma mascote trans para incentivar a vacinação do público LGBTQIA+, como afirma um vídeo viral no TikTok. A prova usada pela peça de desinformação, uma suposta reportagem do G1, não consta entre os textos publicados pelo portal. Além disso, a imagem que ilustra o vídeo é fruto de uma montagem: a boneca, chamada pelo autor do post de Zé Gatinha, foi inserida digitalmente em uma foto publicada pelo governo da Bahia em fevereiro deste ano.

O autor da peça de desinformação se apropriou de um registro feito pelo fotógrafo Rafael Martins durante a Feira Saúde Mais Perto, mutirão de serviços de saúde e de emissão de documentos ocorrido em Campo Formoso (BA) no dia 10 de fevereiro. Na imagem original, não há qualquer boneco ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Saúde, Roberta Santana.

Comparação. Imagem divulgada pelas peças de desinformação (esq.) é versão manipulada da foto original, em que mascote trans não aparece (Rafael Martins/GovBA)

De acordo com as peças de desinformação, o novo mascote teria sido lançado durante o evento Vacina Bahia no último dia 28. Nas imagens da cerimônia, no entanto, estão presentes apenas os mascotes Zé Gotinha e Maria Gotinha.

Referências:

1. Secretaria de Saúde da Bahia (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.