🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Governador da Bahia não disse que é o ‘Presidente da República do Nordeste do Brasil’

Por Luiz Fernando Menezes

14 de janeiro de 2019, 15h38

Não é verdade que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou em entrevista que era o novo “Presidente da República do Nordeste do Brasil”. A informação falsa consta na legenda de um vídeo publicado nas redes sociais com trecho de uma entrevista coletiva concedida pelo mandatário baiano no último dia 7, mas, em nenhum momento da conversa, ele chega a dizer algo semelhante.

No vídeo, Rui Costa prega a união do Nordeste para o combate ao crime e anuncia que vai propor um consórcio aos outros governadores da região para que eles possam comprar equipamentos e veículos de uso comum.

A legenda enganosa chegou a ser publicada em forma de notícia pelo site Notícias Brasil Online e acumula, até a tarde desta segunda (14), cerca de mil compartilhamentos no Facebook. A publicação foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação daquela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Afrontando o governo Federal , o governador da Bahia Rui Costa (PT) se autodeclara novo “Presidente da República do Nordeste do Brasil”

Um vídeo do governador da Bahia, Rui Costa (PT), está sendo compartilhado desde o final da semana passada com uma legenda que sugere ter ele se declarado o “Presidente da República do Nordeste do Brasil”. A informação enganosa chegou a ser publicada por sites conhecidos pela disseminação de notícias falsas, como o Notícias Brasil Online. Costa, porém, nunca disse coisa parecida.

No vídeo, o governador da Bahia afirma, em entrevista coletiva, que “o que nós estamos pregando e vamos colocar em prática é a união do Nordeste contra o crime, a união do povo nordestino contra as mortes, a união do povo nordestino contra a barbárie”. Ele completa o argumento dizendo que enviará na próxima reunião dos governadores uma proposta de consórcio para compras de equipamentos e veículos para uso comum.

Para além desta entrevista, Aos Fatos procurou e não encontrou declarações parecidas de Costa em suas redes sociais e em veículos de imprensa. Procurado por meio da assessoria de imprensa do governo baiano, Costa não havia se pronunciado sobre a notícia falsa até a tarde desta segunda-feira (14), quando a checagem foi publicada.

É interessante notar que a informação falsa surgiu uma semana após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarar, em entrevista ao SBT, que não era o presidente dos governadores do Nordeste. Ao comentar um boato de que os mandatários nordestinos não teriam seu retrato nas paredes dos gabinetes, Bolsonaro disse: “não venham pedir nada pra mim. Porque eu não sou presidente, o presidente está lá em Curitiba”. Nas últimas eleições, o PT e seus aliados conquistaram todos os governos estaduais da região.

Também vale lembrar que Rui Costa (PT) já disse que não pretende ir contra o governo Bolsonaro. Na sua posse, o governador afirmou que “jamais irá torcer contra o Brasil” e que fará “o que puder para ajudar o governo federal. Claro que vou fiscalizar para que o Estado da Bahia e o Nordeste não sejam prejudicados”.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.