🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Gonçalves Dias disse à PF que José Dirceu planejou o 8 de janeiro

Por Luiz Fernando Menezes

24 de abril de 2023, 16h57

É falso que o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Gonçalves Dias disse em depoimento à PF (Polícia Federal) que José Dirceu (PT), ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, planejou os ataques golpistas de 8 de janeiro e teve o aval do presidente da República. Nenhuma declaração semelhante consta no relatório da PF, publicado pela CNN Brasil na sexta-feira (21).

Publicações com a informação enganosa acumulavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (24) e também circulam no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Em depoimento hoje em Brasília na PF, ex ministro Gonçalves Dias ex GSI, delatou a dois delegados da Polícia Federal, que o grande mentor de 8 de janeiro a invasão a sede dos três poderes, foi Zé Dirceu, ele que planejou em conjunto com os demais petistas, que falará o nome deles e as filmagens das reuniões para produzir os atos terroristas foram todos traçados e planejados por JOSÉ DIRCEU, e com aval total do Presidente Lula, que não vai arcar sozinho com a culpa e que ser o primeiro a depor na CPMI.

Diferentemente do que afirmam publicações nas redes, o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias não disse em depoimento à PF que os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro foram planejados por José Dirceu com o aval do presidente Lula. Conforme pode ser verificado no relatório da PF disponibilizado pela CNN Brasil, o ex-ministro petista não foi citado em qualquer momento pelo general.

Dias foi chamado para prestar depoimento após a divulgação de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto revelarem que ele estava no local durante os ataques e que teria indicado a saída do prédio para alguns invasores.

No testemunho à PF, o militar disse que chegou ao Palácio do Planalto por volta das 14h50 daquele domingo e acompanhou o desenrolar da invasão. Ele, que admitiu ter encontrado invasores no prédio por volta das 16h, disse não ter efetuado prisões por não ter condições materiais e por acreditar que as pessoas seriam detidas pelos agentes de segurança que se encontravam nos pisos inferiores.

Algumas versões da peça de desinformação são ilustradas com o título de um artigo publicado pelo colunista J. R. Guzzo no jornal Gazeta do Povo no dia 20 de abril. No texto, Guzzo sugere que as imagens de Dias mostrariam que agentes do governo Lula teriam participado e incentivado a tentativa de golpe. Em nenhum momento da coluna, no entanto, há citação ao nome de Dirceu.

Referências:

1. CNN Brasil (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.