Criminosos têm se aproveitado da alta procura por promoções de Black Friday para roubar dinheiro e dados na internet. As peças enganosas difundem vídeos manipulados por IA (inteligência artificial) para fazer crer que a Havan está “vendendo” produtos com “100% de desconto”. As ofertas são, na verdade, golpes financeiros.
As publicações que difundem a falsa promoção acumulavam 1,2 milhão de visualizações no Facebook até a tarde desta terça-feira (26).
Pessoal está decretado. Vai ter descontos de 100% nesta Black Friday [na Havan]
As peças de desinformação difundem um vídeo em que o empresário e dono da lojas Havan, Luciano Hang, aparenta confirmar o desconto de 100% — ou seja, produtos grátis. O registro, no entanto, foi manipulado por IA. Não é a voz real do empresário, e a empresa não está oferecendo esse percentual de descontos.
No vídeo original, publicado em novembro de 2023, Hang promove uma campanha denominada Pula-Pula. A promoção, que ocorre de forma sazonal, é exclusiva para clientes que possuem Cartão Havan com mais de 12 meses e oferece adiamento do pagamento de compras parceladas. Não há qualquer citação sobre descontos de 100%.
A estratégia dos criminosos é semelhante à de outros golpes nas redes. O usuário precisa responder a uma pesquisa de satisfação, girar uma roleta premiada para escolher os produtos desejados que aparecem com custo zerado, preencher dados pessoais e pagar pelo frete. Os produtos não são entregues, e os golpistas se apropriam dos dados e do valor pago.
Por meio de busca na imprensa e nas redes sociais da Havan, Aos Fatos não localizou qualquer propaganda oficial da varejista nem declaração de Hang com a promessa de 100% de descontos em itens ou qualquer venda mediante o pagamento somente do frete.
Em vídeo publicado em agosto, Hang alerta que criminosos vinham utilizando a inteligência artificial para se passar por ele. O empresário afirma que a Havan não realiza pesquisas de satisfação nem distribui produtos cobrando somente o frete.
A única forma de pagamento oferecida pelos criminosos é o Pix. Nesse caso, eventuais vítimas da fraude podem recorrer ao MED (Mecanismo Especial de Devolução), sistema criado pelo Banco Central para reparar danos gerados por fraude com o uso da tecnologia. Também é possível recorrer à Justiça.
Golpes que usam o nome da Havan são recorrentes nas redes sociais. No fim do ano passado, os golpistas manipularam um vídeo de Luciano Hang para fazer crer que a varejista estava vendendo celulares a R$ 179, o que não ocorreu. Os criminosos também criaram falsas promoções de ares-condicionados e liquidificadores para fazer crer que parte do valor arrecadado iria para afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, além de pesquisa na imprensa e nas redes sociais da Havan, Aos Fatos localizou o vídeo original. Verificamos que não há qualquer anúncio ou gravação feita por Luciano Hang em que seja oferecido desconto de 100% em produtos durante a Black Friday.
Localizamos também um alerta publicado pelo empresário nas redes sociais em que afirma que a Havan não realiza pesquisas de satisfação nem distribui produtos cobrando somente o frete.