‘O Globo’ não teve acesso antecipado a resultado do segundo turno

Compartilhe

Um print do site do Globo circula nas redes com a informação falsa de que o jornal já sabe os resultados do segundo turno da eleição presidencial. O infográfico foi publicado por engano e mostra números fictícios, segundo o jornal, que admitiu o erro. A página está sendo preparada para mostrar os resultados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após o fechamento das urnas, às 17h do horário de Brasília, no domingo (30).

As postagens enganosas já contam com ao menos 50 mil curtidas do Instagram, 1.000 retuítes no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (27).


Selo falso

Erro do Jornal O Globo com a alegação falsa de que o jornal já teve acesso aos resultados do segundo turno

O jornal O Globo não teve acesso antecipado aos dados da apuração das eleições do domingo (30), como afirmam postagens que circulam nas redes. Segundo o jornal, os dados que apareceram no site do jornal nesta quinta (27) são fictícios e foram gerados durante um teste no infográfico que será usado elaborado com base nas informações que serão divulgadas pelo TSE. A publicação, diz o jornal, foi um erro.

O Globo ainda ressalta que o seu sistema não interfere na contagem de votos do TSE. No dia da eleição, será feito um Teste de Integridade, que é uma votação pública, aberta e auditada, para verificar se o voto digitado é o mesmo que será contabilizado pela urna eletrônica. Esse procedimento atesta a confiança das urnas eletrônicas, ocorre nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e é acompanhado por empresa de auditoria externa.

Além do teste de integridade, todas as urnas que serão usadas na eleição precisam imprimir a zerésima, documento que atesta que os equipamentos não registraram nenhum voto antes do pleito. Posteriormente, os logs das urnas e os boletins ficam disponíveis para todo o público checar os resultados das eleições. Os resultados oficiais serão divulgados após o fechamento das urnas, às 17h do horário de Brasília, no domingo (30).

Referências

  1. O Globo
  2. TSE

Compartilhe

Leia também

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans