🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

‘O Globo’ não teve acesso antecipado a resultado do segundo turno

Por Priscila Pacheco

27 de outubro de 2022, 18h16

Um print do site do Globo circula nas redes com a informação falsa de que o jornal já sabe os resultados do segundo turno da eleição presidencial. O infográfico foi publicado por engano e mostra números fictícios, segundo o jornal, que admitiu o erro. A página está sendo preparada para mostrar os resultados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após o fechamento das urnas, às 17h do horário de Brasília, no domingo (30).

As postagens enganosas já contam com ao menos 50 mil curtidas do Instagram, 1.000 retuítes no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (27).


Selo falso

Erro do Jornal O Globo com a alegação falsa de que o jornal já teve acesso aos resultados do segundo turno

O jornal O Globo não teve acesso antecipado aos dados da apuração das eleições do domingo (30), como afirmam postagens que circulam nas redes. Segundo o jornal, os dados que apareceram no site do jornal nesta quinta (27) são fictícios e foram gerados durante um teste no infográfico que será usado elaborado com base nas informações que serão divulgadas pelo TSE. A publicação, diz o jornal, foi um erro.

O Globo ainda ressalta que o seu sistema não interfere na contagem de votos do TSE. No dia da eleição, será feito um Teste de Integridade, que é uma votação pública, aberta e auditada, para verificar se o voto digitado é o mesmo que será contabilizado pela urna eletrônica. Esse procedimento atesta a confiança das urnas eletrônicas, ocorre nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e é acompanhado por empresa de auditoria externa.

Além do teste de integridade, todas as urnas que serão usadas na eleição precisam imprimir a zerésima, documento que atesta que os equipamentos não registraram nenhum voto antes do pleito. Posteriormente, os logs das urnas e os boletins ficam disponíveis para todo o público checar os resultados das eleições. Os resultados oficiais serão divulgados após o fechamento das urnas, às 17h do horário de Brasília, no domingo (30).

Referências:

1. O Globo
2. TSE

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.