🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Globo apagou reportagem sobre quadrilha que prometia fraudar eleições

Por Marco Faustino

16 de dezembro de 2022, 14h34

Não é verdade que a TV Globo tirou do ar uma reportagem exibida em 2008 sobre uma quadrilha que dizia ser capaz de manipular o resultado das eleições, como alegam nas redes. O conteúdo, veiculado originalmente no Fantástico, está disponível na íntegra no G1, portal de notícias do grupo. O trecho que circula nos posts checados omite ainda o trecho em que TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e especialistas dão evidências de que o esquema prometido pelos golpistas não funcionaria.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 32 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (16).


Selo falso

Posts enganam ao dizer que TV Globo apagou vídeo que mostra promessa de fraude eleitoral feita por golpista, o que é falso; especialistas negam adulteração de resultados

As publicações checadas enganam ao afirmar que a TV Globo “apagou às pressas” um vídeo com uma reportagem exibida no Fantástico em agosto de 2008 sobre uma quadrilha de golpistas que afirmava ser capaz de manipular o resultado de eleições no Brasil. O conteúdo está publicado na íntegra desde no G1, site de notícias do Grupo Globo.

A reportagem completa dura cinco minutos, bem mais do que a versão que agora circula nas redes, que tem apenas um minuto. Nos posts, o conteúdo não traz trechos importantes como a explicação de autoridades e especialistas que garantiram ser impossível aplicar o golpe prometido pela quadrilha.

Na reportagem original, um dos envolvidos no esquema diz que a manipulação dos votos é feita no dia da eleição, com as senhas do presidente e de outros integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que ele havia hackeado. Essa informação é contestada logo em seguida pelo então presidente da corte eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, que afirmou não possuir senha própria.

Um minuto depois, um especialista em urnas eletrônicas chamado Fabiano Essel, professor de matemática da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) comenta que é “praticamente impossível” fraudar uma eleição.

“Em poucas horas, ou mesmo em alguns meses, ele não conseguiria quebrar a senha criptografada, precisaria de um parque computacional com uma capacidade extremamente grande para quebrar a senha criptografada e ter acesso ao sistema”, afirma.

No fim, a reportagem ainda mostra um dos golpistas fugindo ao ser abordado pela equipe da emissora.

Em agosto de 2021, o trecho inicial dessa mesma reportagem do Fantástico circulou com a alegação de que a TV Globo teria admitido a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas, o que é falso.

A possibilidade de fraude eleitoral já foi checada como desinformação por Aos Fatos em diversas ocasiões. Entretanto, não há registros de adulteração de urnas, conforme já foi explicado em reportagem sobre o funcionamento dos equipamentos.

Referências:

1. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3 e 4)
2. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.