🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem tweet em que Gleisi lamenta demissão de balseiros após inauguração de ponte

Por Marco Faustino

20 de abril de 2022, 18h24

Não é verdade que a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) publicou um tweet em que lamenta que a inauguração de uma ponte sobre o rio Madeira fez com que balseiros que antes faziam a travessia entre Acre e Rondônia perdessem a fonte de renda (veja aqui). A imagem com o texto contém indícios de manipulação, como Aos Fatos constatou. A parlamentar do PT também desmentiu a autoria e não há evidências de que a mensagem foi veiculada por ela.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 1.500 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (20) e centenas de curtidas no Instagram.


Selo falso

Posts difundem tweet falsamente atribuído a deputada federal Gleisi Hoffmann

Postagens enganam ao atribuir à deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), um tweet em solidariedade às famílias dos balseiros do rio Madeira, que teriam perdido a fonte de renda após a inauguração da Ponte do Abunã, entre Acre e Rondônia. Aos Fatos não localizou a publicação na conta oficial da deputada no Twitter, e sua assessoria de imprensa negou que ela seja a autora da mensagem.

No perfil de Gleisi Hoffmann na rede social não é possível encontrar menção a “balsas” e “rio Madeira” semelhante à da peça desinformativa. A palavra “Abunã” é citada em uma única postagem, de 8 de maio de 2021, uma semana após a inauguração da ponte. Na mensagem, a parlamentar alega que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria se apropriado de uma obra que começou em 2014, ainda no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT). Não há, no entanto, qualquer citação a trabalhadores de balsas ou demissões.

O projeto 7c0, que recupera tweets apagados por políticos, também não encontrou registro da postagem. Além disso, as publicações compartilham uma suposta reprodução do Twitter cuja diagramação tem diferenças em relação ao padrão adotado pela plataforma — o espaçamento entre as palavras é maior, como pode ser verificado abaixo.

Comparativo entre o tweet falso e um tweet verdadeiro de Gleisi Hoffmann
Comparativo. Diferenças entre postagem falsa (acima) e tweet verdadeiro acessado pelo smartphone (abaixo, à esq.) e na versão desktop (abaixo, à dir.)

A montagem é difundida pelas peças checadas junto com uma imagem de tela de uma notícia publicada por um site chamado Focus, em 6 de maio de 2021. Nela, é mencionado que o tempo de travessia sobre o rio Madeira foi reduzido com a inauguração da ponte, mas não há qualquer menção à deputada Gleisi Hoffmann.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org e Lupa.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1, 2, 3, 4 e 5)
2. G1


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.