Fundador do Fórum Econômico Mundial não disse que tem cientistas e mídia ‘nos bolsos’

Compartilhe

Não é verdade que o fundador e presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, foi flagrado em vídeo ao dizer que tinha políticos, mídia, especialistas e cientistas “nos bolsos”, como alegam publicações nas redes sociais (veja aqui). A gravação está no canal da entidade no YouTube e foi produzida em 2007. Nela, o economista fala dos participantes do evento em Davos, na Suíça, e não menciona a expressão que os posts atribuem a ele.

As postagens enganosas contavam com ao menos dezenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (7) e também têm sido disseminadas no Twitter.


Selo falso

Pra quem "dorme" é novidade. "Sem saber que estava sendo filmado... Klaus Schwab.. presidente do Fórum Econômico Mundial... diz: “Temos todos eles em nossos bolsos... políticos... mídia e... acima de tudo... os especialistas e cientistas”. Precisam dizer mais alguma coisa?!?"

Postagem distorce fala de Klaus Schwab em vídeo de 2007

O fundador e presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, não disse que tinha políticos, mídia, especialistas e cientistas “no bolso” em vídeo filmado por engano. A gravação em questão é oficial: consta hoje no canal de YouTube do evento em Davos, na Suíça. Schwab não cita a expressão atribuída a ele pelo post checado.

O trecho de 49 segundos que tem sido destacado nas postagens foi extraído de um vídeo de 16 minutos. Nele, em entrevista a um podcast, o economista apresenta a sede do Fórum Econômico Mundial em Genebra, fala sobre a reunião anual em Davos e cita diferentes parceiros do evento, como políticos, ONGs, sindicatos, cientistas e jornalistas. Veja abaixo a transcrição do trecho original na íntegra.

Schwab: “Temos negócios, é claro, com um público importante. Temos políticos, temos parcerias contínuas com muitos governos ao redor do mundo. E, é claro, temos ONGs. Temos sindicatos. Temos todas essas diferentes partes…”

Entrevistador: “Mídia, é claro?”

Schwab: “Mídia, é claro. E, muito importante, especialistas, cientistas e acadêmicos. Se vamos olhar para o futuro, precisamos de novas soluções, e essas novas soluções vão ser muito guiadas pelo desenvolvimento tecnológico”.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Fórum Econômico Mundial (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima