🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fundador do Fórum Econômico Mundial não disse que tem cientistas e mídia ‘nos bolsos’

Por Priscila Pacheco

7 de fevereiro de 2022, 18h46

Não é verdade que o fundador e presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, foi flagrado em vídeo ao dizer que tinha políticos, mídia, especialistas e cientistas “nos bolsos”, como alegam publicações nas redes sociais (veja aqui). A gravação está no canal da entidade no YouTube e foi produzida em 2007. Nela, o economista fala dos participantes do evento em Davos, na Suíça, e não menciona a expressão que os posts atribuem a ele.

As postagens enganosas contavam com ao menos dezenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (7) e também têm sido disseminadas no Twitter.


Selo falso

Pra quem "dorme" é novidade. "Sem saber que estava sendo filmado... Klaus Schwab.. presidente do Fórum Econômico Mundial... diz: “Temos todos eles em nossos bolsos... políticos... mídia e... acima de tudo... os especialistas e cientistas”. Precisam dizer mais alguma coisa?!?"

Postagem distorce fala de Klaus Schwab em vídeo de 2007

O fundador e presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, não disse que tinha políticos, mídia, especialistas e cientistas “no bolso” em vídeo filmado por engano. A gravação em questão é oficial: consta hoje no canal de YouTube do evento em Davos, na Suíça. Schwab não cita a expressão atribuída a ele pelo post checado.

O trecho de 49 segundos que tem sido destacado nas postagens foi extraído de um vídeo de 16 minutos. Nele, em entrevista a um podcast, o economista apresenta a sede do Fórum Econômico Mundial em Genebra, fala sobre a reunião anual em Davos e cita diferentes parceiros do evento, como políticos, ONGs, sindicatos, cientistas e jornalistas. Veja abaixo a transcrição do trecho original na íntegra.

Schwab: “Temos negócios, é claro, com um público importante. Temos políticos, temos parcerias contínuas com muitos governos ao redor do mundo. E, é claro, temos ONGs. Temos sindicatos. Temos todas essas diferentes partes…”

Entrevistador: “Mídia, é claro?”

Schwab: “Mídia, é claro. E, muito importante, especialistas, cientistas e acadêmicos. Se vamos olhar para o futuro, precisamos de novas soluções, e essas novas soluções vão ser muito guiadas pelo desenvolvimento tecnológico”.

Referências:

1. Fórum Econômico Mundial (Fontes 1, 2 e 3)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.