Freixo acerta diferença de acesso à educação superior entre Jacarezinho e Lagoa

Compartilhe

O candidato do PSOL à Prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, sustenta em seu programa de governo que "apenas 1% dos habitantes da região do Jacarezinho têm curso superior completo, frente aos 58% da Lagoa".

Os dados são apresentados para argumentar que a desigualdade social entre a zona norte do Rio e a zona sul é um problema a ser enfrentado pela próxima gestão. Aos Fatos checou as informações, que foram baseadas em dados do IPS (Índice de Progresso Social), e elas são VERDADEIRAS.

Veja, abaixo, como chegamos a essa conclusão.


VERDADEIRO
Apenas 1% dos habitantes da região do Jacarezinho têm curso superior completo, frente aos 58% da Lagoa. — Marcelo Freixo (PSOL)

De acordo com IPS (Índice de Progresso Social), dentre as 32 regiões administrativas do Rio, a do Jacarezinho, na zona norte, tem o menor percentual de habitantes com curso superior: 1,13%.

Na outra ponta desse ranking está a região administrativa da Lagoa, na zona sul, onde 58,13% dos moradores têm formação superior completa.

O IPS foi divulgado em maio deste ano. Além do acesso à educação, o índice é composto por outros 35 indicadores, como mortalidade infantil, acesso à água canalizada e esgoto, adensamento habitacional excessivo, homicídios por ação policial e coleta seletiva de lixo.

Os indicadores foram coletados nas bases de dados oficiais, como as do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Datasus e ISP (Instituto de Segurança Pública).

A partir desses indicadores, chega-se ao IPS, que varia de 0 a 100. O município do Rio alcançou 60,70 de progresso social, número equivalente à média dos índices registrados em cada uma das regiões administrativas da cidade.

A Lagoa alcançou IPS mais alto que o verificado na capital fluminense: 85,18. O Jacarezinho, por sua vez, teve índice abaixo da média: 43,53.

Imprecisão. O programa de governo de Freixo também afirma que “enquanto duas regiões administrativas (Botafogo e Lagoa) têm uma pontuação de progresso social superior a 85, seis regiões administrativas apresentam índices abaixo de 45 (Guaratiba, Zona Portuária, Rocinha, Jacarezinho, Complexo do Alemão e Pavuna)”.

Neste caso, há uma imprecisão no documento elaborado pela campanha do candidato. Os IPSs de Guaratiba e da Zona Portuária são superiores a 45. Respectivamente, as regiões administrativas alcançaram os índices 45,18 e 45,25.

Selo. A declaração de Freixo é VERDADEIRA, pois consta do Índice de Progresso Social, baseado em dados oficiais que orientam políticas públicas e são auditados externamente à Prefeitura do Rio.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima