🕐 Esta reportagem foi publicada há mais de seis meses

Fox News não veiculou pesquisa que indica vitória de Trump com 321 delegados

Por Luiz Fernando Menezes

3 de novembro de 2020, 16h59

Não há registros de pesquisas eleitorais publicadas pela rede de TV Fox News até a tarde desta terça-feira (3) que indiquem que o presidente dos EUA, Donald Trump, será reeleito com mais de 300 votos do colégio eleitoral. O levantamento por estado mais recente divulgado pelo canal apontou que o democrata Joe Biden estava à frente, com 249 delegados, contra 180 do candidato republicano.

A falsa informação (veja aqui) ainda tem sido compartilhada junto com um mapa produzido por uma ferramenta gratuita. No site do gerador de visualizações, no entanto, não há nenhuma indicação de que a Fox News tenha usado a ferramenta em seus levantamentos.

As peças de desinformação começaram a circular na última segunda-feira (2) no Twitter e depois foram compartilhadas no Facebook. Nessa última rede social, publicações com os dados enganosos acumulavam mais de 9.500 compartilhamentos e foram marcadas pelo Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

A FOX-News americana acaba de divulgar que, segundo levantamento e análise de dados, Donald Trump teria 322 votos, no Colégio Eleitoral, contra 216 de Joe Biden. Game over!

Publicações com dados enganosos sobre as eleições americanas supostamente publicadas pela Fox News vêm circulando no Twitter e no Facebook desde segunda-feira (2). De acordo com as postagens, o canal teria divulgado que o atual presidente, Donald Trump, venceria as eleições com 322 votos de delegados contra 216 de Joe Biden. O levantamento, no entanto, não é verídico.

Em busca no site da Fox News, o Aos Fatos não encontrou nenhum dado semelhante ao que vem viralizando nas redes. Na aba de pesquisas eleitorais feitas pelo canal, o último levantamento, do dia 30 de outubro, traz uma vantagem de oito pontos percentuais para Biden em relação a Trump. Segundo a pesquisa, que analisou a intenção de voto de eleitores, e não a probabilidade de vitória em cada estado, 52% disseram preferir o candidato democrata, contra 44% que deram preferência ao republicano.

A Fox News publicou, até a última segunda-feira (2), previsões do cenário eleitoral feitas pelo editor de política do canal, Chris Stirewalt. Até a última atualização disponível na Wayback Machine, ferramenta que salva versões antigas de páginas da internet, o canal calculava que Biden possuía 249 votos de delegados contra 180 de Trump.

A imagem utilizada nas peças de desinformação foi feita na ferramenta gratuita 270towin, que disponibiliza um mapa interativo do cenário eleitoral americano para que qualquer pessoa possa fazer suas previsões. Em sua página inicial, o site divulga matérias que utilizaram a ferramenta: não há, na última semana, previsões semelhantes à divulgada pelas peças nem sequer alguma produzida pela Fox News. Na verdade, o mapa intitulado “Consensus Electoral Map”, que agrega previsões de nove organizações, indica que Biden possui 279 votos de delegados contra 163 de Trump.

Os Estados Unidos escolhem seu presidente por meio do sistema de colégio eleitoral, em que cada estado possui um número de delegados, de acordo com o tamanho de sua população. Para vencer, um candidato deve ter pelo menos 270 dos 538 delegados do colégio eleitoral. Assim, mesmo que um candidato apareça à frente nas pesquisas, isso não é garantia de que ele vencerá a eleição.

Compartilhada primeiramente no Twitter, a peça de desinformação ganhou força com a publicação da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF). O Aos Fatos entrou em contato com a assessoria da deputada na tarde desta terça-feira (3) para que ela pudesse comentar a checagem, mas não houve retorno.

Referências:

1. Fox News (Fontes 1, 2 e 3)
2. Wayback Machine
3. 270towin (Fontes 1 e 2)
4. G1

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.