🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Galeria mostra fotos publicadas no Sete de Setembro de 2021, não neste ano

Por Luiz Fernando Menezes

8 de setembro de 2022, 16h46

Não foram registradas na quarta-feira (7), durante os eventos do Bicentenário da Independência, quatro imagens que mostram multidões de verde e amarelo em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília (veja aqui). O Aos Fatos verificou que as quatro fotos mostram atos bolsonaristas que aconteceram em 7 de setembro de 2021.

As imagens descontextualizadas acumulam ao menos 365 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (8).


Selo não é bem assim

A Nação Brasileira comemora 200 anos de Independência.

Galeria com fotos de 2021 circulam como se fossem do Sete de Setembro deste ano

Quatro fotos de manifestações ocorridas no Sete de Setembro de 2021 estão sendo compartilhadas juntas, nas redes sociais, como se mostrassem os atos desta quarta-feira (7). A mesma galeria foi publicada no perfil oficial da deputada federal e candidata à reeleição Bia Kicis (PL-DF) no Twitter em 7 de setembro de 2021 (veja abaixo).

A imagem que aparece no canto superior à esquerda foi registrada pelo fotógrafo Felipe Rau, do Estadão Conteúdo, e mostra a Avenida Paulista durante ato que contou com discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL). A foto que aparece no canto superior à direita retrata manifestantes na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro e foi compartilhada nas redes na época, inclusive por parlamentares. O Aos Fatos não encontrou a autoria.

A foto no canto inferior esquerdo foi registrada em Brasília, no mesmo dia, e pode ser encontrada nas redes sociais e na na imprensa desde aquela ocasião. A imagem do canto inferior direito foi compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro. O Aos Fatos também não encontrou a autoria das duas imagens.

Na quarta-feira (7), centenas de milhares de brasileiros foram às ruas em diversas cidades brasileiras em atos que celebravam o Bicentenário da Independência do Brasil e que também foram usados para a campanha política do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. Ele participou e discursou nos desfiles de Brasília, pela manhã, e do Rio de Janeiro, no período da tarde.

Referências:

1. Twitter (@Biakicis)
2. Estadão
3. Twitter (@Oficialluizlima)
4. Tupi.fm
5. Twitter (@jairbolsonaro)
6. CNN Brasil
7. Aos Fatos (1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.