Fotos que mostram presidente da Ucrânia com uniforme militar são anteriores à guerra

Por Priscila Pacheco

3 de março de 2022, 16h05

Publicações que circulam nas redes sociais compartilham fotos do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, com uniforme militar para sustentar que ele estaria presente no front da guerra contra a Rússia. No entanto, as imagens foram registradas antes do início do conflito, em 24 de fevereiro, e mostram visitas de Zelenski a militares ucranianos na região do Donbass em abril de 2021 e fevereiro deste ano. Não há registros de que o presidente tenha ido a campo de batalha desde o início da guerra.

As postagens enganosas contam com milhares de compartilhamentos e interações no Facebook e no Instagram nesta quinta-feira (3).


Selo falso

Volodimir Zelenski com soldados em 2021, não 2022

Postagens recorrem a fotos antigas do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, em trajes militares para afirmar que ele estaria na linha de combate da guerra contra a Rússia. Duas das imagens verificadas são de abril de 2021, outra foi registrada em 17 de fevereiro, pouco antes do ataque militar russo. Não há registros de que Zelenski esteja no front de guerra com outros soldados.

A fotografia em que ele aparece caminhando em uma vegetação seca foi tirada em 9 de abril de 2021 durante visita a militares na região do Donbass, no leste da Ucrânia. A imagem, creditada ao Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano, ilustrou à época reportagens da revista Time e do site Al Jazeera.


Selo falso

Recorte de foto de Zelenski disseminada como atual

Outra peça de desinformação compartilha uma foto de Zelenski em trajes militares ao lado de um frame de um pronunciamento do presidente em 28 de fevereiro no qual ele aparece de camiseta. Segundo a publicação, o presidente “já está com uniforme de guerra para combater na linha de frente”. No entanto, a imagem também é da visita de Zelenski ao Dombass em 9 de abril de 2021 e foi publicada na época pela Reuters e pela CBC.

Foto original mostra Zelenski em abril de 2021
Donbass. Imagens mostram visita de Zelenski às Forças Armadas ucranianas em 2021


Selo falso

Foto de visita em 17 de fevereiro, não durante a guerra

Uma terceira imagem que vem sendo disseminada fora de contexto mostra Zelenski com colete e capacete. Ela foi registrada em 17 de fevereiro, uma semana antes do início dos ataques russos à Ucrânia, no dia 24, pelo Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano. Na ocasião, o presidente visitava soldados em Donetsk. A imagem original está disponível para venda no site Anadolu Images e custa entre 7 e 35 dólares, apenas para uso editorial.

Guerra. Na madrugada do dia 24, forças armadas russas iniciaram uma ofensiva militar na Ucrânia. Não há registros de que Zelenski tenha se somado ao combate de infantaria desde então. Ele segue na capital Kiev, que tem sofrido bombardeios russos. Em 26 de fevereiro, ele afirmou que não irá deixar o país.

Referências:

1. Time
2. Al Jazeera
3. Reuters
4. CBC
5. Anadolu Images
6. G1
7. CNN (Fontes 1 e 2)
8. Poder 360 (Fontes 1 e 2)
9. Agência Brasil
10. BBC Brasil
11. Correio Braziliense


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.