Fotos em que Lula e Fátima Bezerra seguram livro e revista ao contrário são montagens

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Não são reais as imagens em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), seguram livro e revista ao contrário, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As duas fotos foram manipuladas digitalmente. Nos registros originais, os petistas posam com as publicações na posição correta.

As montagens reuniam ao menos 90.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (10).


Selo falso

Duas imagens adulteradas circulam nas redes sociais para fazer crer que o ex-presidente Lula (PT) e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foram fotografados com um livro e uma revista de cabeça pra baixo. Os registros originais encontrados por Aos Fatos mostram que as publicações estão na posição correta.

A foto original com Lula segurando o livro O Aleph, de Paulo Coelho, foi postada na conta oficial do escritor no Twitter em 9 de agosto de 2010. Esta montagem já foi desmascarada antes por Aos Fatos.

Já a imagem que mostra a governadora potiguar é uma adulteração de uma foto postada nas contas autenticadas do Facebook (aqui) e do Twitter (aqui) dela em 15 de março de 2019. Na foto, a petista lia a revista da companhia aérea Azul que destacava, naquela edição, a cidade turística de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.

Uma das evidências de manipulação das imagens é que a parte frontal das capas, tanto da revista como do livro, está na mão esquerda de Lula e de Bezerra nas imagens. Se o livro e a revista estivessem realmente de cabeça para baixo, a capa estaria do lado direito.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoFoto de Virgínia ‘fazendo o L’ foi gerada por IA

Foto de Virgínia ‘fazendo o L’ foi gerada por IA

falsoÉ falso que aviso ‘faltou’ no site do TSE indica que voto não foi computado

É falso que aviso ‘faltou’ no site do TSE indica que voto não foi computado

falsoQueda no percentual de Flávio durante apuração não é indício de fraude

Queda no percentual de Flávio durante apuração não é indício de fraude

fátima
Fátima