🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos de parque temático demoníaco foram geradas por inteligência artificial

Por Bruna Leite

25 de abril de 2023, 16h10

Foram geradas por meio de inteligência artificial as imagens de um suposto parque temático demoníaco que circulam nas redes sociais. Diferentemente do que fazem crer os posts desinformativos, que alegam que a atração teria chegado ao Brasil após causar o desaparecimento de diversas pessoas ao redor do mundo, o parque não existe e foi criado pela artista Dolly Cypher com a ferramenta Midjourney.

As publicações desinformativas acumulavam quase 9.000 compartilhamentos no Facebook até esta terça-feira (25) e 84 mil visualizações no TikTok.


Selo falso

MAIOR PARQUE ASSOMBRADO DO MUNDO CHEGA NO BRASIL. Conhecido como Porta para o Inferno

Posts enganam ao compartilhar imagens geradas com o uso de inteligência artificial para alegar que parque mal assombrado com temática demoníaca teria chegado ao Brasil

As imagens que circulam nas redes sociais de um suposto parque mal-assombrado inspirado no inferno não são reais. Os registros foram criados com o uso da ferramenta de inteligência artificial Midjourney e publicados pela artista Dolly Cypher em sua página no Facebook no dia 6 de abril deste ano com a indicação de que se tratava de conteúdo fictício.

Questionada por usuários sobre a localização da atração, que chamou de Parque de Lúcifer, a artista disse que as imagens não eram reais e haviam sido geradas por inteligência artificial.

Leia mais
Explicamos O que é inteligência artificial generativa e quais riscos ela representa no combate à desinformação
Nas Redes Foto que mostra papa Francisco com jaqueta branca foi gerada por inteligência artificial

Esta não é a primeira vez que imagens criadas por ferramentas de inteligência artificial são confundidas com registros reais e disseminadas fora de contexto nas redes. No fim de março, o Aos Fatos mostrou que as fotos em que o papa Francisco aparecia com um sobretudo supostamente assinado por um estilista também haviam sido geradas com o uso do Midjourney.

Referências:

1. Night Café
2. Facebook (Dolly Cypher)
3. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.