Quatro fotos da motociata do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo em 12 de junho circulam em posts nas redes sociais falsamente atribuídas ao passeio de moto com o mandatário em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, neste sábado (10) (veja aqui).
Posts com as atribuições enganosas reuniam ao menos 50.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (12) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).
Publicações nas redes sociais enganam ao mostrar imagens da motociata de Bolsonaro em São Paulo, em junho deste ano, como se fossem do passeio liderado pelo presidente no sábado (10), em Porto Alegre (RS) e na região metropolitana da capital gaúcha.
Três das quatro imagens foram registradas pelo fotógrafo da Presidência Alan Santos durante o ato que percorreu rodovias e ruas da capital paulista. As fotos foram publicadas na conta oficial do Palácio do Planalto no Flickr (confira aqui, aqui e aqui).
Aos Fatos não conseguiu identificar a origem exata da quarta imagem, que foi divulgada na época da motociata em veículos como O Antagonista, RedeTV! e Portal S1.
Por meio da análise de outras fotos (confira aqui, aqui e aqui), e de um vídeo, foi possível verificar o local e a data que aparecem na imagem, uma vez que há elementos idênticos, como a sinalização e outdoors presentes nas laterais da rodovia (veja abaixo). Além disso, na imagem que circula nas redes, aparece registrado o ano de 2021 e o horário de 10h45, que coincide com o período em que o comboio de motos passou pelo local.
No sábado (10), Bolsonaro reuniu apoiadores em um passeio de moto por Porto Alegre e por cidades da região metropolitana da capital gaúcha. O ato durou cerca de duas horas. Sem máscara, o presidente discursou e cumprimentou quem compareceu ao evento.