🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos atribuídas a desfile militar são antigas e não foram registradas em Brasília

Por Marco Faustino

12 de agosto de 2021, 15h48

Publicações nas redes sociais enganam ao atribuir ao desfile militar em Brasília na terça-feira (10) fotos registradas em outros locais entre 2018 e 2019 (veja aqui). Três das quatro imagens são de eventos do feriado de Sete de Setembro no Paraná, no Rio Grande do Sul e em São Paulo; a outra é do 70º aniversário da revolução comunista, na China.

As postagens enganosas somavam ao menos 4.700 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (12) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Gente, hoje em Brasília teve esquerdista tremendo de medo, e era só um teste de apresentação. Chegaram ir ao STF contra a passagem do Exército pelo Planalto

Fotos que mostram militares camuflados e tanques de guerra durante paradas militares realizadas em 2018 e 2019 vêm circulando em postagens nas redes como se mostrassem o desfile de blindados da Marinha ocorrido na terça-feira (10), em Brasília. Na verdade, além de antigos, os registros foram feitos em outros estados do país e na China.

Três das quatro imagens verificadas mostram desfiles militares de Sete de Setembro no Rio Grande do Sul, no Paraná e em São Paulo. Já a última é um registro das comemorações dos 70 anos da revolução maoísta da China, como já checado por Aos Fatos.

A foto que registra militares usando roupas camufladas e de armas em punho (veja abaixo) foi feita pelo fotógrafo Emídio Marques, do jornal Cruzeiro do Sul (confira aqui e aqui) no desfile do Dia da Independência de 2018 na cidade de Sorocaba (SP).

A imagem que mostra pessoas observando a passagem de um comboio militar (veja abaixo) em uma avenida foi registrada pelo fotógrafo Rodrigo Felix Leal, da Agência de Notícias do Paraná (confira aqui e aqui) durante o desfile de 7 de setembro de 2019, em Curitiba.

No mesmo dia, em Porto Alegre (RS), foi registrada a foto em que um militar aparece prestando continência dentro de um blindado (veja abaixo). A imagem é do fotógrafo Rodrigo Ziebell, da Secretaria de Segurança Pública gaúcha.



Já a foto que registra um comboio de tanques em quatro faixas de uma via pública foi tirada em Pequim, na China, em 1° de outubro de 2019, como verificado pelo Aos Fatos. O registro foi veiculado pela agência de notícias EFE, e aparece em reportagem do El País sobre os 70 anos da fundação da República Popular da China.



O desfile de terça na Esplanada dos Ministérios, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi feito com veículos da Marinha que estavam a caminho de Formosa (GO), onde é realizado anualmente um exercício militar. Pela primeira vez, a capital federal foi incluída no trajeto. O evento coincidiu com a data em que foi pautada na Câmara a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/2019, que previa a impressão do voto na urna eletrônica, e que acabou derrotada.

Referências:

1. G1 (Fontes 1, 2 e 3)
2. Aos Fatos
3. ANF
4. Jornal Cruzeiro
5. AEN (Fontes 1 e 2)
6. SSP/RS
7. El País
8. Folha de SP
9. Câmara dos Deputados


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.