Fotos atribuídas a desfile militar são antigas e não foram registradas em Brasília

Compartilhe

Publicações nas redes sociais enganam ao atribuir ao desfile militar em Brasília na terça-feira (10) fotos registradas em outros locais entre 2018 e 2019 (veja aqui). Três das quatro imagens são de eventos do feriado de Sete de Setembro no Paraná, no Rio Grande do Sul e em São Paulo; a outra é do 70º aniversário da revolução comunista, na China.

As postagens enganosas somavam ao menos 4.700 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (12) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Gente, hoje em Brasília teve esquerdista tremendo de medo, e era só um teste de apresentação. Chegaram ir ao STF contra a passagem do Exército pelo Planalto

Fotos que mostram militares camuflados e tanques de guerra durante paradas militares realizadas em 2018 e 2019 vêm circulando em postagens nas redes como se mostrassem o desfile de blindados da Marinha ocorrido na terça-feira (10), em Brasília. Na verdade, além de antigos, os registros foram feitos em outros estados do país e na China.

Três das quatro imagens verificadas mostram desfiles militares de Sete de Setembro no Rio Grande do Sul, no Paraná e em São Paulo. Já a última é um registro das comemorações dos 70 anos da revolução maoísta da China, como já checado por Aos Fatos.

A foto que registra militares usando roupas camufladas e de armas em punho (veja abaixo) foi feita pelo fotógrafo Emídio Marques, do jornal Cruzeiro do Sul (confira aqui e aqui) no desfile do Dia da Independência de 2018 na cidade de Sorocaba (SP).

A imagem que mostra pessoas observando a passagem de um comboio militar (veja abaixo) em uma avenida foi registrada pelo fotógrafo Rodrigo Felix Leal, da Agência de Notícias do Paraná (confira aqui e aqui) durante o desfile de 7 de setembro de 2019, em Curitiba.

No mesmo dia, em Porto Alegre (RS), foi registrada a foto em que um militar aparece prestando continência dentro de um blindado (veja abaixo). A imagem é do fotógrafo Rodrigo Ziebell, da Secretaria de Segurança Pública gaúcha.



Já a foto que registra um comboio de tanques em quatro faixas de uma via pública foi tirada em Pequim, na China, em 1° de outubro de 2019, como verificado pelo Aos Fatos. O registro foi veiculado pela agência de notícias EFE, e aparece em reportagem do El País sobre os 70 anos da fundação da República Popular da China.



O desfile de terça na Esplanada dos Ministérios, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi feito com veículos da Marinha que estavam a caminho de Formosa (GO), onde é realizado anualmente um exercício militar. Pela primeira vez, a capital federal foi incluída no trajeto. O evento coincidiu com a data em que foi pautada na Câmara a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/2019, que previa a impressão do voto na urna eletrônica, e que acabou derrotada.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19