🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos antigas são atribuídas a comício recente de Lula em Natal

Por Luiz Fernando Menezes

20 de junho de 2022, 16h07

Imagens que aparecem em um post sobre o comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Natal, na última quinta-feira (16), na verdade não foram registradas no evento (veja aqui). Apenas uma foto corresponde ao evento; as outras três foram registradas durante a caravana de Lula em 2017 e em 2018 e durante um festival organizado após a saída dele da prisão, em 2019.

O conteúdo enganoso reunia ao menos 3.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (20).


Selo falso

Parece um show do Queen, mas é o @LulaOficial em Natal (RN)

Post usa três fotos antigas para ilustrar comício de Lula realizado em Natal no dia 16 de junho

Uma postagem que circula nas redes sociais usa três imagens de eventos antigos do PT com a alegação enganosa de que foram registradas no comício realizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Natal na última quinta-feira (16). Apenas uma delas mostra o evento; as outras três são de atos públicos com a presença do petista entre 2017 e 2019.

A imagem na qual é possível ver a silhueta do petista em primeiro plano e uma multidão de pessoas ao fundo foi registrada em um comício de Lula realizado em março de 2018 em São Leopoldo (RS). A imagem foi registrada por Ricardo Stuckert, fotógrafo que faz parte da equipe de comunicação do ex-presidente (veja abaixo).

Lula discursa em frente a multidão em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Silhueta. Foto que mostra figura do petista foi registrada no RS (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

A foto que mostra uma praça lotada vista do alto foi registrada em novembro de 2019 no Recife, em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, durante o Festival Lula Livre. A imagem também foi registrada por Stuckert (veja abaixo).

Imagem aérea de Festival Lula Livre em Recife, em 2019.
Foto aérea. Imagem mostra praça em durante comício de Lula no Recife, em 2019. (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

A foto que mostra uma multidão vestida de vermelho com bandeiras do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) está disponível na internet desde setembro de 2017, sem indicação de autoria, em publicações sobre a passagem de Lula por Ouricuri (PE). As fotos da época disponíveis nas redes sociais do ex-presidente se assemelham à foto compartilhada (veja abaixo).

Imagem mostra multidão de pessoas em Ouricuri em caravana de Lula em 2017
Ouricuri. Multidão durante passagem de Lula pela cidade em 2017 (Reprodução/Tribuna Cariri)

A única imagem registrada na última quinta-feira (16) em Natal é uma que mostra duas tendas brancas em meio ao público. Em busca reversa, o Aos Fatos identificou que a foto foi publicada pelo coletivo Mídia Ninja em seu Instagram oficial (veja abaixo).


Natal. Única imagem das postagens que corresponde ao evento com Lula foi registrada pelo coletivo Mídia Ninja (Reprodução/Instagram)

As imagens descontextualizadas foram compartilhadas originalmente pelo perfil PT São Paulo no Twitter, que pertence ao diretório municipal do partido na capital paulista. A postagem, posteriormente, foi apagada. Contatado pelo Aos Fatos para comentar a checagem, o diretório não respondeu.

Referências:

1. PT.org
2. Instituto Lula (1 e 2)
3. Blog Alvinho Patriota
4. Facebook (Lula)
5. Instagram (@midianinja)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.