🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos antigas de outras regiões são atribuídas nas redes às queimadas no Pantanal e na Amazônia

Por Luiz Fernando Menezes

15 de setembro de 2020, 17h28

Não foram tiradas no Pantanal ou na Amazônia a maioria das fotos que estão em uma galeria que têm sido compartilhada no Facebook com um alerta para as queimadas (veja aqui). Dos onze registros na postagem, seis estão fora de contexto: são antigos e retratam outras regiões. Em comum, as imagens mostram fogo em florestas e animais mortos ou feridos.

O álbum com as imagens acumula ao menos 3.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (15) e foi marcado com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação (veja como funciona). Esta classificação é empregada em publicações que mesclam informações verdadeiras e falsas.


DISTORCIDO

Circula nas redes sociais uma galeria de onze imagens de grandes incêndios e animais mortos ou feridos atribuídas às queimadas no Pantanal e na Amazônia nos últimos meses. Desse total, seis não foram registradas no governo Bolsonaro ou não retratam as duas regiões, conforme Aos Fatos verificou por busca reversa.

O primeiro registro mostra um antílope em meio ao fogo. Aos Fatos encontrou a mesma imagem em uma publicação do Newsround, programa infantil da BBC, em outubro de 2003, como ilustração dos incêndios florestais do estado americano da Califórnia. A ferramenta de busca reversa TinEye também encontrou a foto em sites desde 2008.

Uma foto que mostra um incêndio atingindo quatro árvores e queimando a mata também não foi registrada atualmente. Embora não haja informações sobre o local do registro, a mesma imagem pode ser encontrada em arquivos desde 2013.

A galeria também utiliza imagens que já foram compartilhadas fora de seu contexto original em 2019. Uma delas é a foto tirada por Silva Júnior, da Folhapress, em agosto de 2011, em uma queimada que atingiu um canavial de Sertãozinho (SP). Na imagem, é possível ver um animal semelhante a um lobo correndo na direção oposta ao fogo.

A foto de um filhote de onça ou jaguatirica ferido também não é recente. A imagem, que não tem indicação de autoria, aparece em publicações na internet desde agosto de 2016. Na época, a imagem ilustrava textos sobre a presença de animais nas estradas de Rondônia por causa das queimadas na região.

Também não foi registrada recentemente a imagem que mostra um tamanduá morto em um campo queimado. A mesma foto aparece em texto publicado no blog Jornal Integração PV em maio de 2011 sobre os danos causados por uma queima de palha da cana-de-açúcar em Presidente Venceslau (SP). Não há indicação de autoria.

Por fim, a imagem que mostra outro animal morto na beira da estrada também é descontextualizada. A foto pode ser encontrada desde abril de 2012. O Aos Fatos não encontrou nenhuma informação referente à localização e à autoria.

Fotos atuais. A galeria, no entanto, traz também registros recentes do impacto do fogo no Pantanal. Conforme verificado pelo Aos Fatos, cinco imagens foram, de fato, tiradas nas regiões atingidas por incêndios nas últimas semanas.

Um dos registros feitos recentemente é a foto que mostra o corpo queimado de um jacaré. Segundo publicações na internet, trata-se de um registro feito pela Mídia Ninja. Fotos semelhantes também foram publicadas pela BBC Brasil.

A foto que mostra uma jaguatirica morta na beira de uma estrada também é verídica. De autoria de João Paulo Guimarães, da Repórter Brasil, trata-se de um registro feito nos arredores de Poconé (MT).

A imagem de uma onça com as patas machucadas também foi registrada na região do Pantanal recentemente. De autoria do fotógrafo Ailton Lara, a foto mostra um animal que foi resgatado por veterinários numa região próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre (MT), na última sexta-feira (11).

A galeria também é composta por duas fotos recentes de Ernane Júnior que mostram pastagens queimando. Ambas foram publicadas pelo fotógrafo em seu Instagram oficial no dia 30 de agosto com a legenda “O PANTANAL AGONIZA”.

Referências:

1. BBC UK
2. Agência Lupa
3. Olhar Animal
4. Gente de Opinião
5. Socialismo Criativo
6. BBC Brasil
7. UOL
8. Olhar Direto
9. Instagram (@ernanelojr)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.