🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos antigas de animais mortos e feridos circulam como se fossem vítimas de atuais queimadas

Por Bruno Fávero

21 de agosto de 2019, 19h15

Pelo menos três imagens antigas de animais mortos e feridos têm circulado nas redes sociais fora de contexto, como se fossem vítimas das queimadas deste ano no Brasil. Uma delas mostra dois macacos na Índia em 2017 (veja aqui), outra retrata um coelho queimado em incêndios da Califórnia em 2018 (veja aqui) e uma terceira, de uma onça carbonizada, não teve sua origem identificada, mas circula na internet pelo menos desde 2016 (veja aqui).

As imagens foram publicadas no Facebook por perfis pessoais e páginas. Juntas, elas elas somavam mais de 7 mil compartilhamentos até a noite desta quarta-feira (21). Todas as postagens com o conteúdo enganoso foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (veja como funciona).


FALSO

Mamãe guariba impotente, sofre e grita ao perceber que seu filhote não mais respira chamuscado-asfixiado pela queimada criminosa de sua mata.. Impossível não se indignar contra a barbárie fascista que tanto infelicita os seres que vivem em nosso Brasil. Imperdoável!!!

A foto com maior alcance (mais de 5 mil compartilhamentos) é de um macaco segurando no colo um filhote. A legenda diz que o bebê-macaco teria morrido asfixiado "pela queimada criminosa da sua mata". O texto que acompanha a imagem ainda sugere que o episódio teria acontecido no Brasil. A fotografia na verdade foi tirada em Jabalpur, na Índia, em 2017, pelo fotógrafo Avinash Lodhi. Segundo entrevista dele ao jornal britânico Telegraph, o filhote também não estava morto nem tinha sido asfixiado, havia apenas tropeçado.


FALSO

A cena é forte, mas é preciso conscientizar que não são somente as florestas que estão sendo queimadas, mas os animais silvestres que lá habitam. Sem dúvida são dias tristes para o Brasil. (Foto queimadas em Roraima)

Uma imagem de um coelho carbonizado também tem circulado (teve mais de 1.500 compartilhamentos) em uma publicação que erroneamente a associa a queimadas em Roraima. A foto, na verdade, foi registrada após um incêndio que ocorreu na Califórnia no em 2018 e foi tirada pelo fotógrafo americano Chris Rusanowsky.


FALSO

O que fizeram com esse país? Animal tentou fugir das queimadas criminosas de Bolsonaro na Amazônia.

Uma terceira publicação com quase 500 compartilhamentos divulgada pela página Jovens de Esquerda mostra a imagem de uma onça queimada em meio à vegetação, com a legenda "Animal tentou fugir das queimadas criminosas de Bolsonaro na Amazônia. Não foi possível determinar a origem exata da foto, mas ela aparece em sites na internet pelo menos desde 2016 — antes, portanto, de Bolsonaro assumir a Presidência.

Referências:

1. Telegraph
2. Evening Standard
3. Jornal Terceira Opinião


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.