Fotos antigas circulam no Facebook como se fossem do Festival Lula Livre no Recife

Compartilhe

Duas imagens antigas estão sendo compartilhadas nas redes sociais como se retratassem o Festival Lula Livre, evento no Recife (PE) que contou com a presença do ex-presidente Lula (PT) no domingo (17). Uma das fotos (veja aqui) foi registrada, na verdade, na Venezuela e circula desde 2012. A outra (veja aqui) foi de fato tirada na capital pernambucana, mas em setembro de 2018, em ato de campanha de Fernando Haddad, então candidato petista à Presidência da República.

As duas imagens fora de contexto foram publicadas por perfis pessoais e, juntas, somam mais de 1.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (18). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Uma das imagens descontextualizadas circula nas redes desde setembro de 2012 e mostra uma multidão na Venezuela pró-Hugo Chávez, então candidato à reeleição para a presidência do país. Aos Fatos não encontrou informações sobre sua autoria, mas essa não é a primeira vez que ela é usada fora de contexto. Em outubro de 2014, sites publicaram a mesma foto como se ela mostrasse apoio à reeleição de Dilma Rousseff em Recife.

A foto, portanto, não retrata um evento realizado no Recife no último domingo (17), como tem sido atribuído nas redes sociais. A Polícia Militar não divulgou estimativa do público presente no Festival Lula Livre; segundo a organização, compareceram 250 mil pessoas.


FALSO

Outra imagem que vem sendo descontextualizada para inflar o público do evento com Lula foi registrada mesmo em Recife, mas em setembro de 2018. Clicada por Ricardo Stuckert, do Instituto Lula, a imagem mostra um ato de campanha do então candidato à Presidência Fernando Haddad (PT).

Compartilhe

Leia também

Relator suaviza texto, e comissão adia votação de projeto sobre IA mais uma vez

Relator suaviza texto, e comissão adia votação de projeto sobre IA mais uma vez

falsoCriminosos usam IA para adulterar vídeo do senador Cleitinho e aplicar golpe

Criminosos usam IA para adulterar vídeo do senador Cleitinho e aplicar golpe

falsoÉ falso que Carrefour suspendeu boicote ao Brasil após CEO falar com Musk e Bolsonaro

É falso que Carrefour suspendeu boicote ao Brasil após CEO falar com Musk e Bolsonaro