🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos antigas circulam no Facebook como se fossem do Festival Lula Livre no Recife

Por Luiz Fernando Menezes

18 de novembro de 2019, 15h58

Duas imagens antigas estão sendo compartilhadas nas redes sociais como se retratassem o Festival Lula Livre, evento no Recife (PE) que contou com a presença do ex-presidente Lula (PT) no domingo (17). Uma das fotos (veja aqui) foi registrada, na verdade, na Venezuela e circula desde 2012. A outra (veja aqui) foi de fato tirada na capital pernambucana, mas em setembro de 2018, em ato de campanha de Fernando Haddad, então candidato petista à Presidência da República.

As duas imagens fora de contexto foram publicadas por perfis pessoais e, juntas, somam mais de 1.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (18). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Uma das imagens descontextualizadas circula nas redes desde setembro de 2012 e mostra uma multidão na Venezuela pró-Hugo Chávez, então candidato à reeleição para a presidência do país. Aos Fatos não encontrou informações sobre sua autoria, mas essa não é a primeira vez que ela é usada fora de contexto. Em outubro de 2014, sites publicaram a mesma foto como se ela mostrasse apoio à reeleição de Dilma Rousseff em Recife.

A foto, portanto, não retrata um evento realizado no Recife no último domingo (17), como tem sido atribuído nas redes sociais. A Polícia Militar não divulgou estimativa do público presente no Festival Lula Livre; segundo a organização, compareceram 250 mil pessoas.


FALSO

Outra imagem que vem sendo descontextualizada para inflar o público do evento com Lula foi registrada mesmo em Recife, mas em setembro de 2018. Clicada por Ricardo Stuckert, do Instituto Lula, a imagem mostra um ato de campanha do então candidato à Presidência Fernando Haddad (PT).

Referências:

1. Instituto Lula
2. Jornal do Commercio
3. Brasil de Fato
4. Revista Fórum


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.