🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto que mostra tempestade de poeira foi registrada nos EUA, não em São Paulo

Por Marco Faustino

7 de outubro de 2021, 15h47

Uma foto que mostra uma tempestade de poeira em Phoenix, no Arizona (EUA), vem sendo compartilhada nas redes como se tivesse sido registrada atualmente em São Paulo (veja aqui). A imagem foi feita pelo fotógrafo Jerry Ferguson em agosto de 2018.

Esta peça de desinformação surgiu após registros do mesmo fenômeno no interior paulista no fim de setembro e acumulava ao menos 7.500 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (7).


Tempestade de areia em São Paulo

Postagens nas redes sociais enganam ao difundir a foto de uma tempestade de poeira registrada em Phoenix, capital do Arizona, nos EUA, em 2 de agosto de 2018 (confira abaixo), como se mostrasse o mesmo fenômeno registrado em cidades do interior de São Paulo em 26 de setembro deste ano. A imagem é do fotógrafo Jerry Ferguson, que também fez outras fotos aéreas da tempestade.


Contexto. Registro original está publicado no perfil de Instagram do fotógrafo americano Jerry Ferguson

O fenômeno, conhecido como haboob, é comum durante a temporada de monções no Arizona, de junho a setembro. Ele precede temporais, e ocorre quando o ar frio desce com velocidade, gerando fortes rajadas de vento, que arrastam a poeira do chão.

Tempestades de poeira semelhantes vêm atingindo cidades do interior de São Paulo, como Franca, Penápolis e Catanduva, desde o fim de setembro, o que não é comum no Brasil. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as nuvens de poeira se formaram devido à chegada de forte chuva depois de um período seco, com temperaturas elevadas e estiagem prolongada.

Referências:

1. Instagram
2. CNN Brasil
3. Bored Panda
4. Peta Pixel
5. ABC 15
6. Metsul
7. Estado de Minas
8. UOL
9. Inmet


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.