Foto que mostra líderes europeus aguardando em corredor na Casa Branca foi gerada por IA

Compartilhe

Não é verdade que líderes europeus como o presidente francês Emmanuel Macron e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foram flagrados aguardando pelo presidente americano Donald Trump em um corredor da Casa Branca. As peças de desinformação compartilham uma imagem gerada por IA (inteligência artificial).

Publicações com o conteúdo falso acumulavam mil compartilhamentos no X e dezenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (19), além de milhares de visualizações no TikTok.

Enquanto isso, num corredor da Casa Branca.. 😅

A imagem mostra um corredor amplo e iluminado, com lustres no teto e portas de madeira ao fundo. Ao longo da parede da esquerda, há uma fileira de cadeiras com sete pessoas sentadas, todas vestidas formalmente. Da esquerda para a direita estão Macron, um homem de terno escuro e gravata azul, Ursula von der Leyen, uma mulher de roupa azul-turquesa, além de uma mulher de vestido vermelho, um homem careca de terno escuro, outro homem de terno escuro, uma mulher de saia escura e casaco claro, e, por fim, mais um homem de terno escuro. Todos estão alinhados, sentados em posição formal, olhando para a frente ou para baixo. Na parede atrás deles, há quadros emoldurados com retratos. Ao fundo, em frente às portas, há uma pessoa de pé, vestindo terno escuro.

Foi gerada por IA a imagem que supostamente mostra líderes europeus como Emmanuel Macron e Ursula von der Leyen sentados em um corredor da Casa Branca à espera de Donald Trump.

A foto apresenta diversos indícios de manipulação:

  • O rosto de Macron não corresponde à sua fisionomia real e seus sapatos são diferentes um do outro;
  • A mão do presidente francês também está deformada, com um número anormal de dedos;
  • Entre Macron e Leyen há um par de pés sem dono;
  • Ao longo da fileira, também é visível que há outros pés extras que não pertencem a uma pessoa retratada no registro;
  • Também é possível notar a textura artificial da pele, dos cabelos e das roupas, marca comum de imagens geradas por IA.
A imagem mostra uma fotografia de várias pessoas sentadas lado a lado em cadeiras, em um ambiente interno com parede branca, quadros emoldurados e uma porta dupla de madeira ao fundo. Há ao menos seis pessoas visíveis, entre homens de terno e mulheres usando roupas formais em cores fortes (azul e vermelho). Sobre a foto, há setas e anotações em laranja que apontam para diferentes partes da cena. À direita, estão os seguintes textos: 'pessoa sem calça ou saia' (com seta apontando para uma das pessoas sentadas); 'dedos a mais, mãos e pés embolados e espelhados' (com seta apontando para outra parte da imagem); 'três pernas' (com seta apontando para os pés de uma das pessoas). Na parte superior da imagem, em texto preto sobre fundo branco, está escrito: 'Não corresponde à fisionomia de Macron'. No canto inferior direito, há um logotipo preto circular com as letras 'af:' em branco.
Imagem compartilhada por peças enganosas apresenta diversas evidências de manipulação por IA (Reprodução)

A ferramenta de detecção HiveModeration também indicou alta probabilidade de geração artificial (veja abaixo):

A imagem é uma captura de tela da plataforma 'Hive Moderation'. À esquerda, aparece uma fotografia mostrando várias pessoas sentadas em cadeiras encostadas em uma parede branca, em um ambiente interno com lustres no teto e porta de madeira ao fundo. Há ao menos seis pessoas visíveis, todas vestindo roupas formais como ternos escuros e vestidos em cores fortes (azul e vermelho). Uma moldura com retrato está pendurada na parede à esquerda. Ao fundo, um homem de terno escuro está de pé, próximo à porta. À direita da captura, em fundo azul-escuro, há uma seção com o título 'RESULT', que diz:' The input is: likely to contain AI-generated or deepfake content 99.7%'. Abaixo, em outra seção chamada 'BY CLASSES', há uma lista com classes e pontuações: 'ai_generated – 0.99'; 'stablediffusion – 0.69'; 'flux – 0.19'; 'deepfake – 0.06'.
Ferramenta aponta alta probabilidade de geração por IA em imagem que circula nas redes (Reprodução)

É fato, entretanto, que líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, estiveram em Washington na última segunda-feira (18) para uma reunião multilateral com Trump.

O líder ucraniano e outros sete chefes de Estado viajaram de última hora à capital americana logo após a cúpula entre Trump e o presidente russo Vladimir Putin, realizada no Alasca na última sexta-feira (15). O objetivo principal foi discutir eventuais formas de encerrar a guerra na Ucrânia, que se estende desde 2022.

O caminho da apuração

Aos Fatos usou ferramentas de detecção de IA, que apontaram alta probabilidade de geração artificial da imagem. Além disso, a análise visual da peça revelou distorções típicas desse tipo de conteúdo, como pés fantasmas, mãos deformadas e texturas artificiais.

Referências

  1. CNN Brasil

Compartilhe

Leia também

falsoBeira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

Beira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

falsoLula chamou Witzel, e não Cláudio Castro, de ‘picareta’

Lula chamou Witzel, e não Cláudio Castro, de ‘picareta’

falsoÉ falso que Trump fez pronunciamento exigindo explicações sobre operação no Rio

É falso que Trump fez pronunciamento exigindo explicações sobre operação no Rio

fátima
Fátima