Foto que mostra Jair e Carlos Bolsonaro em quarto de hospital é de 2019, não atual

Por Priscila Pacheco

16 de julho de 2021, 14h31

É de setembro de 2019, não atual, uma foto que circula nas redes (veja aqui) em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece no hospital com o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos). O registro foi publicado pelo filho do presidente na época para dizer que o pai estava bem após uma cirurgia de correção de hérnia.

As postagens com a foto antiga contam com ao menos 6.918 compartilhamentos nesta sexta-feira (16) no Facebook e 65.691 curtidas no Instagram. Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação das plataformas (entenda como funciona).


Meninas, uma fotinha atualizada de hoje pra nos deixar calmas. Nosso presidente está bem junto com seu filhote Carlos Bolsonaro.🙌🙌🙌🌸🌸🌸❤️❤️❤️❤️

Publicações nas redes sociais enganam ao tratar como atual uma foto de 2019 que mostra o presidente Jair Bolsonaro em um leito de hospital ao lado de um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). Na ocasião, o mandatário havia passado por uma cirurgia de correção de hérnia no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o mesmo onde foi internado nesta semana.

A foto foi publicada por Carlos Bolsonaro no Twitter em 14 de setembro de 2019 com uma mensagem de que o pai estava tendo boa recuperação e que assistiu a um jogo de futebol na TV. Veículos como Poder 360, Veja e O Tempo reproduziram o registro na época.

Bolsonaro voltou ao Vila Nova Star na última quarta-feira (14) para tratar uma obstrução intestinal. Na manhã desta sexta-feira (16), uma foto dele caminhando no corredor do hospital foi publicada no Twitter. Ainda não há previsão de alta do presidente, segundo a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República).

Referências:

1. Twitter Carlos Bolsonaro
2. Poder 360
3. Veja
4. O Tempo
5. G1
6. Twitter Jair Bolsonaro
7. Twitter Fábio Faria

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.