🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto que mostra comboio do Exército é de 2014 e foi feita no RJ, não em SP

Por Marco Faustino

6 de setembro de 2021, 15h32

É falso que uma foto em que soldados armados aparecem em comboio do Exército mostre uma movimentação recente de tropas no interior de São Paulo para o 7 de Setembro, como alegam nas redes (veja aqui). O registro consta na internet ao menos desde maio de 2014 em notícia sobre ações militares no Rio de Janeiro antes da Copa do Mundo.

O conteúdo enganoso reunia centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (6) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


Urgente! Mais tropas se movimentando pelo interior de São Paulo (...) Não acreditem em quem está comentando dizendo que estas tropas são para o desfile cívico.

Postagens nas redes sociais enganam ao atribuir a uma movimentação recente de tropas militares para o 7 de Setembro no interior de São Paulo uma foto que mostra homens armados dentro de um comboio do Exército. Aos Fatos localizou a imagem creditada à Agência O Globo e com a legenda "Caminhões e blindados do Exército Brasileiro nas ruas do Rio" em uma reportagem veiculada pelo site Último Segundo em maio de 2014 sobre os preparativos da instituição contra eventuais atentados na Copa do Mundo.


Crédito. Foto é creditada a Agência O Globo e atribuída a ação do Exército no RJ em 2014

Antes desta publicação ir ao ar, em abril de 2014, o Exército e a Marinha ocuparam o Complexo da Maré, conjunto de favelas na zona norte da capital fluminense, após ataques a bases da Polícia Militar poucos meses antes da abertura do torneio de futebol.

A mesma foto aparece, sem o crédito, em uma reportagem publicada em fevereiro de 2015 no site Mídia Informal sobre os custos da ocupação das Forças Armadas na Maré. O registro também foi usado em 2017 em blogs atribuído à atuação dos militares no patrulhamento de Natal (RN) durante uma paralisação de PMs.

Manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro estão marcadas para a manhã de 7 de setembro. Aos Fatos checou outras imagens antigas que vêm sendo compartilhadas de forma enganosa como se tivessem relação com os atos, como vídeos de chegadas de caminhões e ônibus em Brasília.

Referências:

1. Web Archive
2. G1
3. Mídia Informal
4. Costa Branca News
5. UOL
6. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.