Foto que mostra avenida Paulista lotada é de 2024, não recente

Compartilhe

Não foi tirada no último domingo (29) a foto que mostra a avenida Paulista, em São Paulo, lotada de pessoas de verde e amarelo. A cena compartilhada pelas peças de desinformação foi registrada em fevereiro de 2024, durante um ato que pedia anistia aos golpistas do 8 de Janeiro.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mil compartilhamentos no X até a tarde desta segunda-feira (30).

Confiem na Globo e na Choquei, pessoal. Petistas tem moral de um verme. Av. Paulista - 29/06/2025.

Publicação feita no X mostra uma multidão vestida de verde e amarelo na avenida Paulista, em São Paulo. Na parte inferior da imagem aparece um trio elétrico. O cenário ainda mostra árvores do lado direito e o Masp (Museu de Arte de São Paulo) do lado esquerdo. Acima está a frase: ‘Confiem na Globo e na Choquei, pessoal. Petistas tem moral de um verme. Av. Paulista - 29/06/2025’.

Imagens registradas no ano passado durante um ato pela anistia aos golpistas do 8 de Janeiro voltaram a circular nas redes como se fossem cenas do protesto ocorrido no último domingo (29) na avenida Paulista.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o registro foi feito originalmente em 25 de fevereiro daquele ano. Na ocasião, cerca de 185 mil pessoas se reuniram para exigir perdão aos golpistas presos por crimes contra a democracia.

A cena que circula descontextualizada foi registrada pelo fotógrafo Miguel Schincariol, que publicou a foto no Instagram (veja abaixo) e em bancos de imagem (veja aqui e aqui). O registro também foi reproduzido pela imprensa na época.

De acordo com o Monitor do Debate Político do Meio Digital, grupo coordenado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), cerca de 12 mil pessoas se reuniram na Paulista no domingo para pedir a anistia dos golpistas condenados pelo 8 de Janeiro e protestar contra o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a trama golpista.

Organizado pelo pastor Silas Malafaia, o ato contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), e de outros aliados.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou uma busca reversa da foto compartilhada nas redes, o que permitiu identificar que o registro havia sido compartilhado inicialmente em fevereiro de 2024.

Após identificar a origem da foto, a reportagem consultou fontes abertas para validar o contexto original do registro, incluindo publicações em redes sociais e bancos de imagem.

Também foi verificado o volume de participantes nos dois eventos, com base em dados de grupos como o Monitor do Debate Político no Meio Digital.

Referências

  1. g1 (1, 2 e 3)
  2. Getty Images (1 e 2)
  3. Instagram (Miguel Schincariol)
  4. Agência Brasil

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima