Foto da Parada do Orgulho LGBT de 2017 circula como se fosse de ato pró-Marçal

Compartilhe

Não é verdade que a imagem de uma multidão reunida na avenida Paulista mostre uma manifestação recente a favor do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), como afirmam publicações nas redes. Na realidade, o registro foi feito em junho de 2017 durante a 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde deste domingo (6).

Quem tá com Marçal digita o M

Publicações usam foto da Parada LGBT de São Paulo em 2017 como se fosse registro de manifestação pró-Pablo Marçal

Uma foto aérea da 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, realizada em 18 de junho de 2017, circula nas redes como se mostrasse uma manifestação recente a favor de Pablo Marçal.

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o registro original, publicado no site Viagens Cinematográficas. A imagem não está creditada, mas o autor afirma que ela foi feita durante a Parada do Orgulho LGBT.

Fotos do evento em 2017 feitas por outros ângulos confirmam que, de fato, o registro original ocorreu naquela mesma parada. Os principais elementos para confirmação são o visual e posicionamento de carros alegóricos, bem como as placas de publicidade e o arco de balões simulando um arco-íris (veja abaixo).

Fotos mostram ângulos diferentes da Parada do Orgulho LGBT em 2017
Registros do evento feitos de outros ângulos comprovam que a foto original foi feita em 2017 e não tem relação com Marçal (Michel Schincariol/AFP e Bruno Santos/Folhapress)

Esta não é a primeira vez que uma publicação utiliza dados enganosos para inflar a popularidade de Pablo Marçal. Posts publicados recentemente inventam resultados de pesquisas eleitorais para afirmar que os levantamentos indicariam vitória do ex-coach no primeiro turno das eleições, o que é falso.

Marçal afirma que irá vencer no primeiro turno desde o início de sua campanha, quando ainda registrava uma porcentagem menor de intenção de votos. Adotando uma estratégia similar àquela de Jair Bolsonaro (PL), o candidato usa o termo “datapovo” como suposta prova de que estaria liderando as intenções de voto.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos constatou que a foto utilizada pelas peças enganosas mostra, na verdade, a Parada LGBT+ de 2017. Também consultamos o noticiário da época para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’