Não é verdade que a imagem de uma multidão reunida na avenida Paulista mostre uma manifestação recente a favor do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), como afirmam publicações nas redes. Na realidade, o registro foi feito em junho de 2017 durante a 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde deste domingo (6).
Quem tá com Marçal digita o M

Uma foto aérea da 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, realizada em 18 de junho de 2017, circula nas redes como se mostrasse uma manifestação recente a favor de Pablo Marçal.
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o registro original, publicado no site Viagens Cinematográficas. A imagem não está creditada, mas o autor afirma que ela foi feita durante a Parada do Orgulho LGBT.
Fotos do evento em 2017 feitas por outros ângulos confirmam que, de fato, o registro original ocorreu naquela mesma parada. Os principais elementos para confirmação são o visual e posicionamento de carros alegóricos, bem como as placas de publicidade e o arco de balões simulando um arco-íris (veja abaixo).

Esta não é a primeira vez que uma publicação utiliza dados enganosos para inflar a popularidade de Pablo Marçal. Posts publicados recentemente inventam resultados de pesquisas eleitorais para afirmar que os levantamentos indicariam vitória do ex-coach no primeiro turno das eleições, o que é falso.
Marçal afirma que irá vencer no primeiro turno desde o início de sua campanha, quando ainda registrava uma porcentagem menor de intenção de votos. Adotando uma estratégia similar àquela de Jair Bolsonaro (PL), o candidato usa o termo “datapovo” como suposta prova de que estaria liderando as intenções de voto.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos constatou que a foto utilizada pelas peças enganosas mostra, na verdade, a Parada LGBT+ de 2017. Também consultamos o noticiário da época para contextualizar a verificação.