Foto não mostra trecho de estrada que teria sido asfaltado pelo Exército na Paraíba

Por Marco Faustino

16 de abril de 2021, 17h09

É falso que uma foto que circula em postagens nas redes sociais (veja aqui) mostre um trecho da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, que teria sido recém-asfaltado pelo Exército. Embora Aos Fatos não tenha identificado o local retratado, a imagem aparece na internet desde 2016. Além disso, as obras tocadas hoje pelos militares em oito quilômetros da estrada ainda não foram concluídas, de acordo com o Exército.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 154.908 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (16) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Surge um novo Nordeste. Esta é a BR 230 que liga Campina Grande a João Pessoa. Totalmente asfaltada pelo batalhão de engenharia do exército brasileiro

Não retrata o resultado de obras do Exército na BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande uma foto que circula nas redes sociais com essa alegação. O registro não teve a localização identificada por Aos Fatos, mas foi possível atestar que ele circula desde 2016 em sites da internet. Além disso, as intervenções tocadas pela força em um trecho de oito quilômetros da rodovia Transamazônica na Paraíba só devem terminar em 2022.

Por meio de uma busca reversa de imagens e no código-fonte de páginas, o Aos Fatos verificou que a imagem que circula agora já aparecia desde 2016 na internet atribuída a um trecho da BR-230 na Paraíba, mas sem menção ao Exército. O Ministério da Infraestrutura e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) também descartaram que a imagem seja do local atualmente em obras.

Hoje, o 1º Batalhão de Engenharia de Construção trabalha em trecho de oito quilômetros da BR-230 entre João Pessoa e Cabedelo. Além do recapeamento, o projeto prevê quatro viadutos, além de pista central, marginais, retornos e passarelas. O empreendimento deve ser concluído somente em 2022, segundo o Exército.

Pela ferramenta Google Mapas, é possível constatar que o trecho hoje em obras é urbano, bastante diferente da paisagem rural vista na imagem que circula nos posts.

Por fim, diferentemente do que alegam os posts, o asfaltamento dos 127 quilômetros da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande foi iniciado em 1999, no governo FHC (PSDB), e totalmente encerrado em 2009, já sob Lula (PT).

Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa e Estadão Verifica.

Referências:

1. Pinterest
2. Exército Brasileiro
3. Google Mapas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.