Foto não mostra professor armado dentro de escola em Israel

Por Luiz Fernando Menezes

11 de maio de 2021, 18h00

Não é verdade que o homem de arma na cintura que aparece brincando com uma criança em foto que circula nas redes sociais seja professor de uma escola de Israel (veja aqui). O registro original, feito em 2009 por uma agência de fotojornalistas israelenses, indica que ele seria um colono de um assentamento em Jerusalém. Além disso, a legislação do país não prevê porte de armas para professores.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 4.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (11) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Professor esperando um demente entrar nessa escola, em Israel.

Não é um professor, mas um colono, o homem que aparece com uma arma na cintura enquanto brinca com uma criança. Postagens que trazem essa falsa alegação passaram a circular nas redes sociais após atentado a uma creche em Saudades (SC), quando um jovem invadiu a escola e deixou cinco mortos com golpes de faca.

A imagem foi registrada em 2009 pelo fotógrafo Gershon Elinson, da Flash 90, uma agência de fotojornalistas israelense. A legenda da foto identifica o homem como um colono do assentamento Gush Etzion, em Jerusalém. O jornal Times of Israel, que veiculou a foto, noticiou ainda que ele seria pai da criança com quem brinca na imagem.

Tanto a legislação israelense quanto a lista de critérios para obtenção de porte de armas do Ministério de Segurança Pública do país não preveem permissão para que professores trabalhem armados. O Ministério da Educação determina, na realidade, que a segurança de escolas seja feita por seguranças aprovados pela polícia de Israel.

Referências:

1. G1
2. Flash 90
3. Times of Israel
4. Library of Congress
5. Governo de Israel
6. Ministério da Educação de Israel

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.