🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto não mostra prefeito de Londres fingindo receber dose da vacina contra a Covid-19

Por Luiz Fernando Menezes

18 de dezembro de 2020, 12h52

Não é recente nem prova que a vacinação contra a Covid-19 seria uma farsa a foto que mostra o prefeito de Londres, Sadiq Khan, supostamente recebendo a imunização com a seringa tampada (veja aqui). A imagem foi registrada em setembro, durante a campanha contra a gripe, e foi tirada em um momento anterior à aplicação, quando o enfermeiro se prepara para aplicar a vacina.

A fotografia acompanhada do contexto enganoso vem sendo difundida principalmente no Facebook, onde acumulava cerca de 1.000 compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (18). As publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Uma foto que mostra o prefeito de Londres, Sadiq Khan, sendo vacinado circula nas redes sociais para sugerir que a imunização contra a Covid-19 seria uma farsa. Segundo as publicações, como a seringa aparece tampada, o político estaria fingindo tomar a dose para enganar a população. A imagem, no entanto, não tem relação com a Covid-19 e foi registrada enquanto o enfermeiro ainda preparava a medicação para aplicá-la.

A publicação original foi feita pelo próprio prefeito em seu perfil oficial no Twitter no dia 28 de setembro de 2020. Naquele mês, a Inglaterra ainda não havia aprovado nenhuma vacina para combater o novo coronavírus. Conforme pode ser verificado na legenda da foto, o registro é da campanha de vacinação contra a gripe.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria do prefeito afirmou que a foto “foi tirada um pouco antes de ele receber a injeção, por isso a tampa ainda está na agulha”. A prefeitura afirma ainda que “é importante que todos os elegíveis sejam vacinados, pois esta é a melhor maneira de se proteger contra a gripe”.

Em setembro, quando a foto foi publicada originalmente, peças semelhantes circularam nas redes de língua inglesa e francesa e foram desmentidas pelas equipes do Full Fact e do 20 Minutes.

Publicações que sugerem que a vacinação contra a Covid-19 seria uma farsa circulam nas redes sociais desde os anúncios dos testes clínicos em humanos. Em julho, por exemplo, uma foto de uma encenação da imunização da CoronaVac feita para a imprensa foi compartilhada como se provasse uma tentativa de manipulação da população. Nesta semana, imagens de um idoso antes de ser vacinado no Reino Unido também foram compartilhadas com a mesma alegação.

Referências:

1. Twitter (@MayorofLondon)
2. Healthy London
3. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.