🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto não mostra jornalista da Globo usando tornozeleira eletrônica

Por Luiz Fernando Menezes

11 de março de 2020, 16h42

É falso que uma apresentadora da previsão metereológica do grupo Globo apareceu usando uma tornozeleira eletrônica durante a transmissão de um telejornal, como afirmam publicações nas redes sociais. A imagem (veja aqui), na verdade, é de um programa do canal americano Fox 2 e o equipamento usado pela jornalista é um transmissor de microfone sem fio.

A peça de desinformação vem sendo compartilhada por perfis pessoais no Facebook e acumulava ao menos 8.500 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (11). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Se vê de tudo na GLOBO essa é a menina do tempo.

Duas imagens de uma mulher com um equipamento no tornozelo em um estúdio de televisão vêm sendo compartilhadas como se mostrassem uma jornalista da TV Globo ou da Globo News usando uma tornozeleira eletrônica. Nada disso, no entanto, é verdade. A jornalista aparece no canal americano Fox 2 e usa na perna um aparelho de transmissão de microfone sem fio, não um equipamento de vigilância.

As fotos da jornalista circulam nas redes sociais desde 2018 e já foram publicadas em diversas línguas. O Aos Fatos não encontrou a origem das imagens, que parecem ter sido feitas enquanto alguém assistia ao programa em sua televisão, mas há diversos indícios de que as cenas fazem parte do canal americano. Ao verificar uma imagem com maior resolução (abaixo), é possível perceber que o programa foi veiculado pela Fox 2. O termo “forecast” (previsão, em inglês) e a temperatura em Fahrenheit mostram que a imagem foi registrada nos EUA.

Indicios de que a foto foi tirada nos EUA

O objeto na perna da jornalista também não é uma tornozeleira eletrônica usada por pessoas em prisão domiciliar: trata-se de um transmissor de microfone sem fio. Apresentadores de telejornais geralmente usam esses equipamentos na cintura ou colocam dentro dos bolsos, mas há casos como o da foto acima, quando o equipamento é colocado na perna. Outro indício de que se trata de um transmissor é o fio que sai do equipamento (seta vermelha, abaixo) e que não existe em tornozeleiras eletrônicas (à direita na foto).

Comparação transmissor de microfone e tornozeleira eletrônica

Referências:

1. TinEye
2. Reddit


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.