🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto não mostra Boric segurando retrato de Jesus como travesti

Por Luiz Fernando Menezes

28 de dezembro de 2021, 19h04

É falso que Gabriel Boric, presidente eleito do Chile, aparece em uma foto que circula nas redes sociais com uma imagem de Jesus Cristo como travesti (veja aqui). Na realidade, o que ele segura é uma montagem em que o rosto da cantora Taylor Swift foi inserido sobre uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. O cartaz foi dado ao novo mandatário chileno por uma eleitora como um amuleto no dia das primárias chilenas, em 18 de julho. Boric é fã da artista americana.

A imagem com a falsa atribuição circula no WhatsApp (fale com Fátima) e no Facebook, onde chegou a ser veiculada pela ex-deputada Cristiane Brasil (sem partido).


Selo falso

Gabril Boric segura montagem com foto de Taylor Swift, não de Jesus travesti

Não é verdade que o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, posou para uma foto com um cartaz em que Jesus é retratado como uma travesti. O registro é real, mas o que o chileno segura é uma montagem com o rosto da cantora Taylor Swift sobre uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. O cartaz foi dado a ele por uma eleitora como um amuleto no dia das primárias chilenas, em 18 de julho deste ano.

Boric é um admirador de Swift — que não é travesti, mas uma mulher cisgênero. O próximo presidente chileno já apareceu carregando uma foto da cantora no bolso e tem um cardigã customizado como o utilizado pela artista em um clipe.

Embora Aos Fatos não tenha encontrado o registro original, uma imagem semelhante publicada no Twitter atesta que Boric recebeu a montagem na data das eleições primárias. Segundo a legenda que acompanha a publicação da usuária @catalinaddiaz, o presente foi entregue momentos antes de ir votar.

Gabriel Boric abraça eleitora segurando montagem com Taylor Swift

A montagem que aparece no pôster que Boric segura é uma imagem que circula na internet há ao menos três anos. A versão entregue pela eleitora tem ainda a frase “Minha primeira primária”.

Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de imprensa da ex-deputada Cristiane Brasil, que publicou a alegação enganosa em suas redes sociais, mas não houve resposta.

Referências:

1. Veja
2. Correio Braziliense
3. Twitter (@catalinaddiaz)
4. Folha de S.Paulo
5. Reddit


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.